Campo Alegre é referência no programa Mais Médicos

A criação do Programa Mais Médico instituído pelo Governo Federal, trouxe benefícios para as localidades especialmente do interior. Cuba é um pais referência na saúde, os médicos formados possuem em seu currículo especialidades junto as universidades mais reconhecidas.

A médica cubana Luz Del Alba Saboa, 48 anos, atua na unidade de saúde de Fragosos e se dedica integralmente aos seus pacientes. Ela é natural da Província de Guantánamo e estudou seis anos em especialização medicina geral. Foi em março de 2017 que ela chegou em Campo Alegre, mas conta que já atuou em países como Bolívia, Venezuela e Equador. “Gosto muito do Brasil e especialmente daqui de Fragosos”, revela

A médica Cubana explica que seu trabalho vai além do atendimento as pessoas. Ela participa da organização e coordenação de equipe. “Nós trabalhamos com vários programas voltado a saúde e com visita domiciliar, envolvendo grupos de diabetes, gestantes , lactantes e atividades com pacientes idosos. Tudo isso com a equipe que faço sempre questão de reconhecer, a equipe multi profissional”, revela a médica Cubana .

Para ela trazer praticas de atendimento de Cuba ao Brasil, lhe deixa muito feliz. Em Cuba todo o cidadão tem atendimento gratuito “Trouxe na bagagem mais do que medicina, em si uam nova modalidade de ouvir o paciente , dar atenção, e dar minha mão amiga. Estou muito feliz em trabalhar por aqui”, comemora.

Sobre as doenças na unidade de saúde a maior incidência é de hipertensos e diabéticos e pessoas com fatores de risco. “Estamos trabalhando com mudanças de hábitos e com uma dieta saudável, mas o mais importante de tudo é buscar a prevenção da saúde dos pacientes antes que eles adoeçam”, revela a médica

Atendimento também ocorre em Bateias de Cima

A dona Jacinta dos Santos 73 anos, acompanhada do neto Gabriel, residente na localidade de Rodeio, foi atendida pela Dra Carmenn. Jacinta informa que foi a primeira vez que recebeu atendimento da médica e gostou do atendimento.

Sobre Mais Médicos

O Programa Mais Médicos (PMM) é parte de um amplo esforço do Governo Federal, com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de levar mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais, o programa prevê, ainda, mais investimentos para construção, reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de novas vagas de graduação, e residência médica para qualificar a formação desses profissionais.

Assim, o programa busca resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão, mas também cria condições para continuar a garantir um atendimento qualificado no futuro para aqueles que acessam cotidianamente o SUS. Além de estender o acesso, o programa provoca melhorias na qualidade e humaniza o atendimento, com médicos que criam vínculos com seus pacientes e com a comunidade.

73% de municípios atendidos

Atualmente, o Programa Mais Médicos conta com um total 18.240 vagas em 4.058 municípios de todo o país, cobrindo 73% das cidades brasileiras e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).

Secretária destaca profissionais

A secretária de Saúde, Carolina da Costa Telma, revela que é a segunda edição do Programa Mais Médicos que está em sua segunda edição.
Segundo Carolina o município está utilizando o teto máximo de médicos junto ao ministério da Saúde. “Já ocorreu renovação do programa, tínhamos muitas dificuldades na contratação já que a maioria dos médicos preferia outros centros maiores, e o Mais Médicos acaba reforçando a equipe”, informa. Ela destaca ainda que prevê a renovação do contrato para mais uma edição.

Fonte: SBS On Line e Jornal Liberdade.

Gabriel Engler