Deputado Darci de Matos vai explanar na Câmara, sobre projeto da Região Metropolitana de Joinville
O deputado estadual Darci de Matos (PSD), estará participando da próxima sessão da Câmara de Campo Alegre, no dia 26 de março. O motivo da visita, se deve a explanação de uma indicação protocolado pelo deputado, que prevê a instituição da Região Metropolitana de Joinville (RMJ) e a Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Joinville (SUDERJ). A proposta foi enviada no dia 13 de fevereiro, pelo até então governador Raimundo Colombo (PSD), à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A explanação do deputado é aberta a todos os interessados que queiram saber mais sobre a proposta. A apresentação ocorrerá após o fim da sessão, que se iniciará às 19 horas.
Darci explica que Joinville é uma metrópole que se interliga com diversos municípios do seu entorno, englobando um bloco de aproximadamente um milhão de pessoas e com um grande polo industrial. “A constituição da Região Metropolitana de Joinville vai possibilitar o acesso a recursos da União que são específicos para projetos desenvolvidos nas regiões metropolitanas, resolvendo, de forma integrada, as principais deficiências regionais, como abastecimento de água e energia, coleta de resíduos sólidos, mobilidade urbana, saneamento básico e transporte público”, salienta o parlamentar.
O deputado Darci de Matos apresentou duas emendas parlamentares com relação a referida proposta. Uma delas pede a inclusão do município de Barra Velha à Região Metropolitana de Joinville. Já a outra emenda, solicita que além de Araquari e Joinville os municípios da área de expansão Balneário Barra do Sul, São Francisco do Sul, Itapoá, Garuva e Campo Alegre, integrem de imediato a RMJ, logo após sua criação.
A confirmação da visita do deputado na Câmara de Campo Alegre, ocorreu após conversa do presidente do Poder Legislativo, Josnei Cchaloupeck (Dem), com Darci de Matos, durante a realização da abertura oficial da 20ª Festa Estadual da Ovelha, ocorrido no último dia 16. Conforme o deputado, a idéia é percorrer os outros municípios que serão integrados a RMJ para debater a questão com os prefeitos, vereadores e a classe produtiva.
11 Regiões Metropolitanas
As Leis Complementares 475/2010, 523/2010 e 571/2012 criaram 11 regiões metropolitanas em Santa Catarina: de Florianópolis, do Vale do Itajaí, do Alto Vale do Itajaí, do Norte/Nordeste Catarinense (Joinville), de Lages, da Foz do Rio Itajaí, Carbonífera, de Tubarão, de Chapecó, do Extremo Oeste e do Contestado.
Fonte: Câmara de Vereadores de Campo Alegre
Gabriel Engler
Assessor de Comunicação Social
Prefeitura de Campo Alegre