Campo Alegre zera fila de cirurgias de catarata

Ação de saúde realiza cirurgias eletivas oftalmológicas no Hospital São Luiz em Campo Alegre

Cerca de 1.600 cirurgias de catarata estão sendo realizadas no Hospital São Luiz de Campo Alegre esta semana em uma ação de saúde realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina. Os procedimentos são direcionados aos pacientes da fila do SUS das Agências Regionais de Mafra, Joinville e Jaraguá do Sul, que também conta com a realização de consultas e exames oftalmológicos.

Na manhã desta segunda-feira (05), o Prefeito Rubens Blaszkowski e a Secretária de Saúde, Carolina Telma, acompanharam os atendimentos realizados no hospital. Para o prefeito, essa é mais uma importante conquista para a saúde pública da população de Campo Alegre e região. “Serão mais de 60 Campo-alegrenses beneficiados com as cirurgias, assim zeramos a fila de espera do nosso município. Durante os últimos dias junto com a Secretária de Saúde, Carolina Telma, entregamos pessoalmente os encaminhamentos para os pacientes Campo-alegrenses” disse Rubens e completa. “A saúde e a educação são prioridade em nosso governo. É um orgulho ter o mutirão de cirurgias eletivas acontecendo no Hospital São Luiz que hoje se encontra de portas abertas para atender a todos”.

Para atender a demanda das regiões o estado escolheu seis hospitais que ficassem bem localizados para atender mais de uma região. A Secretaria de Saúde de Campo Alegre entrou em contato com o Instituto Santé, empresa mantenedora do Hospital São Luiz, que se credenciou imediatamente e foi escolhido para os procedimentos. “Os profissionais vêm de São Paulo por meio de uma empresa contratada pelo estado. O Hospital São Luiz vai receber R$ 50 por cirurgias”, informou Carolina Telma, Secretária de Saúde do município.

Estão aptos a fazer o procedimento os pacientes que têm a indicação cirúrgica e constam na lista de espera de seus municípios. A cirurgia é realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o paciente terá direito a  consulta pré-operatória, exames, cirurgia e colírios.

A catarata é uma doença com interferência no cristalino dos olhos, torna a visão opaca e turva. Pacientes geralmente veem as coisas de forma nublada, como se olhassem por uma janela embaçada, tornando difíceis as tarefas diárias como ler, dirigir ou interpretar as expressões faciais das pessoas. A evolução costuma ser lenta e pode afetar primeiro um dos olhos e mais tarde o outro.

Gabriel Engler

Prefeitura Municipal de Campo Alegre