Alimentação nas Escolas Municipais de Campo Alegre

O preparo das refeições das escolas municipais é realizado nas próprias unidades, respeitando-se o cardápio desenvolvido por profissionais. Conforme Alessandra Valentim, nutricionista da rede em Campo Alegre, os roteiros de alimentação são elaborados através de cálculos seguindo os critérios estabelecidos em programas do governo, atentando para as particularidades de cada região. “Temos em nosso cardápio refeições salgadas e um dia de lanche diferenciado, que pode ser, por exemplo, nega maluca, servido conforme rotina de cada escola”, conta Alessandra.

Em Campo Alegre, a escola mais distante, EMEB Paulo Fuckner, localizada a 40 quilômetros do centro, possui um cronograma diferente. “A escola atende alunos que vem das comunidades mais distantes, crianças que saem de casa as cinco horas da manhã, por exemplo, assim, especificamente naquela unidade, também oferecemos café da manhã, com pão, frutas, entre outros alimentos”, relata a nutricionista, que completa. “Nosso maior objetivo é sempre buscar a aceitabilidade dos alimentos pelas crianças, para que, enquanto na escola, essa necessidade também seja suprida”, esclarece Alessandra. No cardápio do município são inclusos ainda alimentos de época e típicos da região, como morango, pinhão, entre outros. “São pontuais, mas conseguimos acrescentar”, Alessandra Valentim, Nutricionista (CRN100985) da Secretária de Educação de Campo Alegre, formada através da UFPR – Universidade Federal do Paraná, Curitiba – PR.