Novembro azul: cuidar da saúde também é coisa de homem
O mês marca as campanhas de conscientização sobre o Câncer de Próstata, uma das doenças que mais afetam a população masculina.
Depois do Outubro Rosa, iniciativa voltada para a conscientização sobre o câncer de mama, o que mais afeta as mulheres, teve início o Novembro Azul, campanha destinada à prevenção do câncer de próstata.
Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), neste ano devem ser registrados 61,2 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil. Dados do Ministério da Saúde indicam que 14.484 homens morreram em decorrência da doença no país em 2015.
A iniciativa que partiu de um grupo de amigos reunidos em um pub, na Austrália – empreender uma campanha contra o câncer de próstata se espalhou pelo mundo e vem ajudando, em muito, a população masculina. Assim surgiu o Movember, junção entre os termos mustache (bigode, em inglês) e november, que chegou ao Brasil como Novembro Azul, no fim dos anos 2000.
Previna-se – Homens a partir dos 45 anos devem procurar o urologista anualmente para a realização de exames. Para diagnosticar o câncer de próstata, dois exames são feitos: toque retal e PSA (Antígeno Prostático Específico – exame de sangue).
Sintomas – O câncer de próstata evolui lentamente. Na fase inicial, quando as chances de cura são maiores, não há qualquer sintoma. Por isso a importância dos exames preventivos.
Na fase avançada, quando a cura é mais difícil, o paciente pode sentir vontade de urinar com urgência, dificuldade para urinar e levantar várias vezes à noite para ir ao banheiro, dor óssea, queda do estado geral, insuficiência renal e dores fortes.
Tratamento – De acordo com a fase do tumor e as características do paciente, o médico poderá definir quais as melhores formas de tratamento.
Em estágio inicial da doença, o tratamento consiste em radioterapia e ou prostatectomia radical, que é uma cirurgia para retirada da próstata.
Atividades – Além da prevenção contra o câncer de próstata, o Novembro Azul também chama a atenção para a conscientização da saúde do homem. Durante todo o mês, Unidades de Saúde do município realizam atividades de orientações aos pacientes.
Campo Alegre
Em Campo Alegre, a unidade de saúde central terá horário de atendimento especial para a avaliação médica preventiva dos homens, permitindo que a ação possa atingir o maior número de pessoas neste mês voltado à conscientização.
Conforme a secretária de Saúde, Carolina da Costa Telma, a medida visa dar ainda mais oportunidade aos homens para que realizem seu exame preventivo. “Estamos marcando a data de campanha para o dia 18 de novembro (sábado) onde a unidade de saúde central do município estará aberta no horário das 08 às 12h para a realização de preventivos, solicitações de exames em caso de necessidade e testes rápidos de HIV, Hepatite e Sífilis e orientações para os homens”.
Gabriel Engler
Assessor de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Campo Alegre