Campo Alegre sedia discussões sobre gestões educacionais e públicas

A Secretaria de Educação de Campo Alegre na ultima segunda-feira (30) recebeu a visita de prefeitos, secretários de educação, diretores, coordenadores e profissionais da educação de diversos municípios de Santa Catarina para apresentar o sistema de ensino, o qual vem se tornando destaque na região.

Professores da rede municipal do município fizeram relatos sobre suas práticas pedagógicas, bem como os avanços que os professores alcançaram na aprendizagem. Durante o evento ocorreu apresentação do Grupo Germânico do Centro Municipal de Educação Infantil Maria da Glória Pereira Kroll do Distrito de Fragosos.

O Seminário “Funcionamento da Gestão Pública e Políticas da Educação”, teve como palestrante o senhor Carlos Eduardo Sanches, mestre em gestão e políticas educacionais, o qual foi Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Também realizou consultoria para o Ministério da Educação. É coautor do livro Insucesso Escolar e consultor de finanças públicas e representante da Editora Positivo.

Carlos Eduardo abordou questões ligadas a investimentos na área da educação e o que pode e não pode ser feito em relação aos gastos no setor. Legislação mais rígida e fiscalização mais rigorosa dos tribunais de contas exigem maior cuidado para que se evitem problemas que possam acarretar situações de improbidade administrativa e crime de responsabilidade por parte dos gestores públicos.

“Para nós professores da rede municipal foi um orgulho sediar o evento e receber o reconhecimento de tantos municípios. Este resultado é o trabalho de todos que fazem com responsabilidade, ética e comprometimento. Oferecendo um ensino de qualidade para todos”, comentou a Secretária da Educação Leda Odia.

Para o prefeito em exercício, Sebastião Kons, receber representantes da educação de outras cidades de Santa Catarina, que veem como exemplo o trabalho realizado em Campo Alegre, é motivo de orgulho. “Nosso município, no Estado de Santa Catarina, é referência em educação. E receber os profissionais da educação é sinal de que estamos no caminho certo”, disse.

Gabriel Engler

Prefeitura Municipal de Campo Alegre