Dois eventos ocorreram em comemoração aos 20 anos do Consórcio Intermunicipal Quiriri

Fórum Intermunicipal de Turismo

Na noite desta quarta-feira (27), foi realizado mais um evento comemorativo aos 20 anos do Consórcio Intermunicipal Quiriri.

A Comissão Executiva de Regionalização do Turismo que envolve os quatro municípios integrantes do Consórcio, sendo Campo Alegre, Corupá, Rio Negrinho e São Bento do Sul, trabalhou para organizar o Fórum Intermunicipal de Turismo, com o objetivo de estimular o debate sobre o desenvolvimento sustentável do turismo, através da promoção de políticas públicas, ampliando e democratizando as relações de parcerias entre iniciativa privada, pública e organizações da sociedade civil.

O evento contou com a presença do prefeito de São Bento do Sul e presidente do Consórcio Intermunicipal Quiriri, Magno Bollmann, prefeito de Rio Negrinho, Julio Ronconi, vice-prefeito de Rio Negrinho, Roberto Albuquerque, prefeito de Campo Alegre, Rubens Blaszkowski, vice-prefeito de Campo Alegre Sebastião Kons e representando o prefeito João Carlos Gottardi, de Corupá, Juliano Millnitz, Secretário de Indústria, Comércio, Turismo, Esporte e Lazer do município.

O prefeito de São Bento do Sul, Magno Bollmann, destacou as belezas naturais da região, e algumas particularidades de cada um dos quatro municípios que integram o Consórcio Quiriri. “Nós temos um grande potencial turístico e trabalhando juntos teremos grandes conquistas”, finalizou.

Os participantes do seminário puderam conhecer o case de sucesso apresentado pela presidente da AVIP – Associação Visite Pomerode, Gicele Lanser Correa. Gicele apresentou informações sobre a construção da marca de Pomerode, estudos, construção de parcerias e realização de eventos, explicando que em Pomerode o turismo é realizado totalmente em parceria com poder público, iniciativa privada e sociedade civil.

A diretora de turismo de São Bento do Sul, Luiza da Silva, ministrou uma palestra aos presentes onde abordou temas como função da Secretaria Municipal de Turismo, parcerias para o fortalecimento do turismo e o potencial que a nossa região possui.

Durante o seminário foi lançado o novo site do Circuito das Araucárias – Cicloturismo.

Seminário Intermunicipal de Produção Limpa

Na ultima segunda-feira (25), foi realizado o Seminário Intermunicipal de Produção Limpa também em comemoração aos 20 anos do Consórcio Intermunicipal Quiriri. O Seminário ocorreu no município de Campo Alegre, no Espaço Cutural Sirley Maria Neumman Johanson.

O evento contou com a presença do vice-prefeito de Rio Negrinho, Roberto Albuquerque e o vice-prefeito de Campo Alegre Sebastião Kons.

O seminário foi organizado pela Comissão Executiva de Regionalização do Turismo que envolve os quatro municípios integrantes do Consórcio, sendo Campo Alegre, Corupá, Rio Negrinho e São Bento do Sul, com o objetivo de divulgar, motivar e conscientizar agricultores e consumidores sobre ações voltadas ao consumo  de alimentos seguros.

Os participantes do seminário puderam assistir a varias apresentações entre elas EPAGRI Face ao Contexto Atual e os Impactos na Agricultura, explanado pelo Engenheiro Agrônomo Paulo Francisco da Silva.  O senhor Nelson Lorenz, servidor do Ministério Publico de Santa Catarina apresentou o Programa Alimento Sem Risco MP de Santa Catarina.

O evento contou com três relatos, o primeiro foi Boas Práticas Culturais e Rastreabilidade na Bananicultura da Região de Corupá, explanado pela Eliane Muler da ASBANCO. O segundo relato foi apresentado por uma agricultora de Campo Alegre, Inês Pisk, que contou sobre A Produção de Hortaliças Orgânicas como Alternativa Viável para a Pequena Unidade Familiar e finalizando o Médico do Aparelho Digestivo, Marco Antônio de Moraes abordou o tema Alimentação e Saúde: o Consumo de Produtos Orgânicos e a Recuperação de Doenças de Aparelho Digestivo.