Solenidade oficial de recebimento do prédio do hospital aconteceu nesta terça-feira

Aconteceu na ultima terça-feira (05), a Solenidade Oficial de Recebimento do Prédio do Hospital São Luiz em Campo Alegre. O prefeito Rubens Blaszkowski recebeu da Irmã Lourdes Pirolli, representante da Congregação das Irmãs Salvatorianas a matricula do imóvel, que agora passa a ser oficialmente ao município de Campo Alegre. Junto da estrutura física, também foram incorporados ao patrimônio publico equipamentos hospitalares, os quais integram o acordo entre Poder Executivo e as Irmãs Salvatorianas, as quais administravam a entidade hospitalar anteriormente.

A Secretária da Saúde, Carolina da Costa Telma, conta que o hospital é de grande importância para o município, onde realiza atendimentos de urgência e emergência 24 horas por dia, sendo que foi realizado nos últimos 12 meses 14 mil atendimentos. “Agradeço ao prefeito Rubens por todo a sua dedicação e por ter trabalhado incansavelmente para se concretizar a compra do hospital, agradeço as irmãs salvatorianas que durante 53 anos se dedicaram ao máximo para manter o hospital em funcionamento e ao Instituto Santé, que assumiram essa luta junto com a gente para manter o hospital de portas abertas”, disse Carolina.

“Entre os muitos sentimentos que invocam nossos corações, destacamos o sentimentos de alegria e gratidão pela acolhida e valorização que sempre tivemos por parte do povo e pelas autoridades de Campo Alegre, gratidão pelo trabalho realizado pelas irmãs em colaboração com os médicos, enfermeiros e funcionários durante os 53 anos de serviço neste hospital, cuidando e defendendo a vida do jeito salvatoriano de ser. Para nós irmãs salvatorianas é uma grande satisfação poder entregar essa missão ao poder publico de Campo Alegre, expressamos nossa alegria e esperança que a instituição continue cuidando da vida de toda a comunidade Campo-alegrense”, mencionou a Irmã Lourdes Pirolli, representante da Congregação das Irmãs Salvatorianas.

O Deputado Estadual de Santa Catarina, Antônio Aguiar, em seu discurso falou que essa é uma grande conquista para Campo Alegre. “Estive presente na audiência publica que se discutiu a aquisição do hospital ou não pela prefeitura, e escutei lá todas as falas que aconteceram, e hoje o responsável pelo hospital ser do município é o nosso prefeito Rubens, que teve uma grande decisão de muita coragem, fazendo agora que o Instituto Santé faça a continuidade da administração do hospital”, mencionou Aguiar.

Conforme o Prefeito Municipal, Rubens Blaszkowski, em outubro de 2012 foi chamado pelas irmãs salvatorianas para uma reunião, onde nos parabenizaram pela vitória na eleição e colocaram que ou a prefeitura adquiria o hospital ou seria fechado. “Eu prontamente disse a elas que seria feito a aquisição. Fui com minha equipe três vezes ao Tribunal de Contas, todos empenhados para que o fato fosse concretizado, mas não era possível, o tribunal de contas dizia que se comprasse o hospital, eu prefeito responderia por improbidade administrativa, e que meus bens seriam leiloados para pagar as dívidas deixadas por ter feito a compra dessa magnitude. Não perdemos a força, fomos insistentes, onde havia pessoas torcendo contra, dizendo que jamais o hospital iria ser adquirido, até que por fim tivemos o aval do Ministério Público nos concedendo à compra, assim o fizemos, algo da divina importância para mim, por que acredito que o foco do representante público não é apenas comprar o prédio, mas sim deixar um legado  de satisfação para a população, e que os campo-alegrenses saibam que hospital está aqui de portas abertas para atender a todos”, finalizou Blaszkowski.

Durante o evento esteve presente Prefeito Municipal, Rubens Blaszkowski, Presidente da Câmara Municipal de Campo Alegre, Josnei Rogério Cchaloupeck, Deputado Estadual de Santa Catarina, Antônio Mauro Rodrigues Aguiar, Senildo Linzmeyer, representante do Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Deputado Silvio Dreveck, vice-prefeito, Sebastião Vendelino Kons, Tércio Egon Kasten, Presidente do Instituto Santé, vice–prefeito de São Bento do Sul, Marcio Dreveck, Secretário da Saúde de São Bento do Sul, Manuel Del Omo, vereadores do municípioCleverson Luiz Fernando Wotroba, Nilson Fuckner, Raul Johanson e Tancredo Ronska. Equipe médica do hospital, enfermeiros e demais funcionários.

 

Histórico do Hospital São Luiz

 

A ideia da construção de um hospital foi de autoria do sacerdote Pe. Luiz Eduardo Gilg no ano de 1954, com o intuito de tornar realidade esta construção, formou-se a associação “sociedade hospitalar beneficente santíssima trindade de campo alegre”, esta sociedade foi presidida pelo Pe. Luiz Gilg.

Iniciou-se uma grande busca de recursos para a construção do hospital. Os recursos angariados tinham por fonte o poder público municipal, empresas do município e região além de pessoas físicas campo-alegrenses. Vale ressaltar ainda que a nossa comunidade contribuiu significativamente com os serviços prestados durante sua construção, se mobilizando em mutirões e doação de pedras para sua fundação, além de realizar festas beneficentes para arrecadar fundos. Crianças alunos do grupo escolar Lebon Régis também contribuíram para sucesso desta edificação com área construída de 3.900m², na época não equipada para utilização hospitalar.

Próximo ao término da conclusão do hospital, o sábio Pe. Luiz Gilg percebendo a necessidade de corpo técnico administrativo hospitalar, fez o convite à congregação das irmãs salvatorianas por indicação do bispo Dom Gregório Wermeling, o qual prontamente foi aceito.

Para efetivar o funcionamento do hospital, foi realizado no ano de 1960, em forma de contrato, a transferência do patrimônio da Sociedade Hospitalar São Luiz por doação para a congregação das irmãs salvatorianas, sendo elas as responsáveis por todo o passivo da sociedade e demais responsabilidades existentes. Durante seus 53 anos à frente da administração, podemos relembrar que não tão somente a manutenção do prédio e serviços prestados bem como a ampliação deste foi realizada. Ressaltamos no ano de 1999 ampliação do prédio, ala cirúrgica, seus equipamentos e demais dependências também equipadas. No ano de 2004, a construção do prédio onde se encontra a ala geriátrica, com elevador hospitalar, e também as reformas internas e externas de acordo com as normas atuais da vigilância sanitária, implantando a rampa de acessibilidade no antigo prédio doado. Atualmente o hospital possui aproximadamente 5.000 m² de área construída e equipada para uso específico hospitalar.

Com a dedicação total do Pe. Luiz Gilg e da comunidade campo-alegrense, em 21 de agosto de 1960 este hospital foi inaugurado e denominado Hospital São Luiz. Assim, desde sua inauguração até o dia 06 de agosto de 2013 o Hospital São Luiz foi mantido ininterruptamente com muito esmero e zelo pelas irmãs salvatorianas.

Com empenho e esforço em priorizar a saúde do cidadão, o poder público municipal se dedica a manter o convênio com Instituto Santé desde a data de 07 de agosto de 2013.

Na premissa de garantir o direito à saúde a todos os habitantes de nosso município, o poder público efetuou a compra do imóvel “Hospital São Luiz”, que contempla a edificação com todos os seus equipamentos doados pela congregação das irmãs salvatorianas, equipamentos estes indispensáveis para a atividade hospitalar. Os equipamentos foram recebidos pela lei municipal Nº 4.641 de 27 de julho de 2017.