Coordenador do IBGE se reúne com comissão municipal sobre o Censo Agropecuário 2017-2018
Na manhã desta terça-feira, 15, na Secretaria de Educação de Campo Alegre, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realizou uma reunião com representantes da prefeitura municipal para a formação de uma “Comissão Municipal de Geografia e Estatística”.
Objetivo do IBGE é reunir dados para o Censo Agropecuário, realizado a cada 10 anos. O encontro foi conduzido por Marcelo Damázio, Coordenador de Subárea do IBGE.
Participaram da reunião representantes da Prefeitura Municipal. “Houve a participação de representantes deste órgão, no entanto outros podem ser inclusos para contribuir com a realização do Censo Agropecuário”, explicou Marcelo.
O Censo Agropecuário é um retrato completo do setor agropecuário do Brasil em cada um dos seus municípios. Ele é realizado com a finalidade de conhecer a estrutura, uso da terra e a produção agropecuária e efetivos de animais.
O Censo produz dados importantes para a elaboração de políticas públicas e produz dados que também são utilizados por outros seguimentos da sociedade para que possam realizar pesquisas que beneficiem suas atividades.
“A reunião foi muito produtiva, porque os presentes puderam conhecer a forma como é realizado o Censo e a importância e se colocaram à disposição para fornecer o apoio que o IBGE necessita nessa coleta”, falou Marcelo.
A coleta inicia no dia 1 º de outubro deste ano e é feita durante cinco meses, para a realização da pesquisa, está prevista a contratação temporária de mais de 26 mil pessoas. A divulgação de resultados preliminares está prevista para 2018 sobre quantidade e área total dos estabelecimentos agropecuários, utilização das terras, tratores, pessoal ocupado, efetivos da pecuária e produção animal, para todo o Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação.
“Todas as propriedades rurais do município, assim como no Brasil, serão visitadas pelo recenseador. É importante que prestem as informações para a elaboração de um retrato fiel à realidade. Importante ressaltar que as informações retratadas ao IBGE não são fornecidas a nenhum órgão de fiscalização, tampouco divulgadas individualmente e tem como finalidade exclusiva a produção de dados estatísticos”, concluiu Marcelo.