Fomento à agricultura com a distribuição de mudas

Na quarta-feira, dia 12, foi realizada a entrega de mudas de batata salsa, para todos os agricultores de Campo Alegre inscritos no programa. São um total de 200 mil mudas, onde será distribuída duas mil por produtor. São 100 agricultores beneficiados com o programa. As mudas foram fornecidas por um produtor do município de Angelina/SC na região da Grande Florianópolis.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico Edilson Pruckneski menciona que programa de distribuição de batata salsa tem a importância na renovação das mudas. “Estamos sempre trabalhando para fomentar a agricultura de nosso município. É uma alternativa rentável para a pequena propriedade rural, em especial à agricultura familiar”, disse.

Prefeito Rubens Blaszkowski esteve presente na entrega das mudas e destacou que a prefeitura trabalha para fomentar o setor da agricultura familiar. “Um dos principais planos de nossa administração é na agricultura familiar. Estaremos incentivando e dando suporte os agricultores, fazendo com que o pequeno produtor sinta prazer em permanecer na área rural”, finalizou o prefeito.

O Engenheiro Agrônomo da Prefeitura de Campo Alegre, Gilson Brunnquell, ressalta que Campo Alegre já foi um dos maiores produtores de batata-salsa de Santa Catarina. Ele conta que a produção está retomando o crescimento e chega hoje em cerca de 40 a 50 hectares de plantação, em torno de 150 produtores. A maioria dessa produção hoje vem da agricultura familiar, uma vez que a renda gerada é alta, e pode ser comparada com a rentabilidade do fumo.

A batata-salsa, em especial, desde o início de sua introdução no Brasil, em 1907, se “instalou” de forma expressiva em pequenas áreas, normalmente de relevo muito acidentado, devido à sua origem Andina. E isto passa a ter um significado muito importante no que diz respeito à conservação do solo, pois seu cultivo em leiras, permite a construção de pequenos terraços a cada 60-70cm, o que sem dúvida é relevante neste aspecto conservacionista. Aliado à rusticidade dessa hortaliça e à sua elevada rentabilidade, sua concentração na pequena propriedade tem garantido aos pequenos produtores uma renda adicional bem expressiva, que quando inserida no sistema fumo funciona, pois seu cultivo está exatamente na entressafra do fumo. No tocante à questão tecnológica, pequenas práticas de manejo, dando à região de Campo Alegre um incremento substancial na produtividade e, em consequência, na rentabilidade.