Programa de Resistência às Drogas forma 190 alunos em Campo Alegre

Em clima contagiante, com muita música e brincadeiras, alunos da rede municipal do 5º ano disseram não às drogas e a violência, quinta-feira (06), em Campo Alegre. Foram 190 alunos que participaram do curso Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). As comemorações foram no Ginásio de Esportes,  no centro da cidade.

O evento reuniu policiais militares, autoridades e familiares dos alunos. Foram distribuídos brindes e condecorações aos mais aplicados ao longo do curso. Além de uma festa toda dedicada às crianças. Essa é a 15ª formatura do programa no município, os trabalhos foram comandados pelos cabos Danilo Reni Gonçalves e Irineu Woginiack Jr. Durante o evento foram realizadas apresentações artísticas desenvolvidas pelas escolas e a leitura de uma redação produzida pelo aluno Henrick Antonio Horts, da Escola Maria José Duarte Silva Bernardes, representando todos os alunos do curso.

O Prefeito Rubens Blaszkowski, participou do ato e destacou a importância e o sucesso da iniciativa como política de prevenção. “O que todo pai sonha é poder dar aos seus filhos uma vida melhor do que a sua. E este programa é uma iniciativa que ajuda pais e professores a prepararem nossas crianças para enfrentar os desafios da sociedade moderna, ajuda a formar jovens independentes e conscientes. Esta é uma noite especial para homenagear todos os envolvidos, parabenizar nossa Polícia Militar, pais e professores. Juntos, é possível vencer o problema das drogas, que ainda destrói tantas famílias”, afirmou Blaszkowski.

Em seu pronunciamento, o Capitão Comandante da 1º Cia da Policia Militar José Lourival Boge, parabenizou os instrutores e a crianças que assumiram esse compromisso tão bonito de dizer não as drogas e destacou a importância da prevenção através do trabalho desenvolvido pela Polícia Militar nas escolas, orientando sobre os riscos das drogas e as consequências das escolhas dos jovens. Enalteceu a importância da família na vida das crianças destacando que os pais necessitam estar em constante acompanhamento das atividades de seus filhos.

O programa atua há mais de 15 anos na região. São mais de quatro mil crianças atendidas pelo programa, que iniciou suas atividades no município em 2003. Proerd tem como objetivo prevenir o uso de drogas, através de ações focadas nas crianças em idade escolar, buscando desenvolvimento de padrões de resistência para abordagens de oferta e pressões naturais no meio escolar. São encontros que alertam sobre os problemas das drogas e violência. As crianças levam as informações aos pais e amigos, criando uma rede de conhecimento.