Manutenção da rede de água

 

 

 

Alguns moradores da Vila Scheide, em Campo Alegre, relataram água suja saindo do encanamento do sistema de água tratada administrado pela Águas de Campo Alegre. Porém, de acordo com o secretário de Saneamento Ambiental, Peterson Kohler, não há motivos para preocupação por parte da população, pois o problema já foi solucionado.

Peterson explica que o problema ocorreu em virtude de obres de manutenção na rede, após o aparecimento de um vazamento curto. Os técnicos da companhia já sabiam que havia algum problema no sistema. “Muitas pessoas ligaram nos últimos dia para relatar falta de água e também ausência de pressão na rede, o que aponta para algum problema”, explica. Mas foi necessária a utilização de um aparelho especial para identificar o local de rompimento. “Levamos mais de 30 dias para achar o problema. A falha foi identificada no sábado de madrugada, por volta das 2 horas da manhã”, revela.

Utilizando um geophone – aparelho para ouvir barulho da circulação  d’água dentro do encanamentos -, os técnicos conseguiram achar o exato local de rompimento. “Tivemos que realizar o procedimento de madrugada, por que qualquer barulho acaba atrapalhando todo esse trabalho de procura de vazamentos. Um simples barulho de carro em movimento ou até mesmo um latido de cachorro interfere no processo”, explica Kohler.

Conforme Peterson, após identificar o problema, uma equipe da companhia já iniciou o trabalho de reparo, a partir das 8 horas de domingo. Após muitas horas de trabalho o problema foi solucionado. “Sofremos muito para achar o local exato do rompimento. Em virtude de haver asfalto em cima da tubulação, o vazamento se concentrou em outras saídas. Fizemos vários testes para tentar localizar o ponto exato, mas somente no sábado, com ajuda do geophone, conseguimos achar o local exato”, reforça.

Sujeira na água

Peterson salienta que o aparecimento de água suja no encanamento é algo muito raro, mas pode ocorrer nos casos decorrentes de manutenção da rede. A sujeira é uma espécie de limo que se prende no encanamento do sistema com o decorrer do tempo. “Quando desligamos a rede para uma manutenção, essa sujeira presente dentro do encanamento se desprende das paredes e quando o sistema é religado, a pressão d’água acaba fazendo com que circule, saindo pela torneira junto a água”, explicou.