Câmara aprovou abertura de quatro vagas para agentes comunitários de saúde

A Câmara de Vereadores de Campo Alegre aprovou, segunda-feira, projeto de lei da Prefeitura que trata da criação de quatro vagas para Agentes Comunitários de Saúde, que serão preenchidas por meio de um Concurso Público que será realizado nas próximas semanas na cidade. O projeto, de autoria do Poder Executivo, tramitou em Regime Especial de Urgência e foi aprovado por unanimidade pelos vereadores. Atualmente o município possui quatro agentes que atendem as comunidades de Fragosos, Rio Represo, Corredeiras e Capinzal, porém, as vagas são temporárias e tiveram seus contratos vencidos no fim do ano anterior.

Conforme o chefe de gabinete da prefeitura, Jefferson Tadeu Cunha, o edital do novo Concurso Público, será finalizado pelo Poder Executivo, ainda esta semana. Conforme justificativa do prefeito Rubens Blaszkowski (PSD), quanto ao projeto, o Programa Estratégia Saúde na Família tem apresentado bons resultados na área de saúde, por conta disso, é importante que a Prefeitura tenha em seus quadros servidores efetivos na função. Ele explica ainda que os vencimentos dos agentes serão pagos com recursos destinados pelo Ministério da Saúde.

O líder de governo do prefeito Rubens Blazkowski (PSD), o vereador Raul Johanson (Dem), realizou uma breve explanação sobre o projeto, esclarecendo que as vagas, de agentes comunitários do Programa da Estratégia da Família, não existem no quadro funcional da prefeitura. “Por isso, já está sendo elaborado um novo concurso público para a contratação desses profissionais”, comentou.

O presidente da Câmara, Josnei Cchaloupeck (DEM), também reforçou a explicação e enalteceu a atuação dos agentes que vinham atuando temporariamente em Campo Alegre. “Sabemos que surtiu um bom resultado. O trabalho neste tempo foi muito bem feito e hoje temos mapeados várias pessoas que sofrem de diabetes, hipertensão e outras doenças além de procedimentos como distribuição de remédios. Precisamos aprovar a criação destas vagas, para realização do concurso público”, disse.

Em breve a Prefeitura deverá estar comunicando maiores detalhes sobre a realização do Concurso Público para contratação dos novos agentes. Conforme o projeto enviado à Câmara, os servidores a serem contratados para a função terão carga horária de 40 horas semanais. O projeto seguiu para sansão do prefeito após aprovação por unanimidade da Câmara.