Incubadora Tecnológica entra em funcionamento

Depois de anos de estudos, pesquisas e trocas de experiências, a Incubadora de Empresas de Campo Alegre, finalmente saiu do papel. Houve a Criação da Incubadora e o seu Conselho Diretor, que, inicialmente está formado por 28 Organizações que disponibilizaram seus representantes para esta formatação e tomaram posse na manhã dessa terça-feira (18/02) na sede da Associação Empresarial de Campo Alegre (ACIACA).O advogado e presidente da Aciaca, Dr. Ingo Rush Alandt, foi empossado presidente do Conselho Diretor da Incubadora. Segundo ele, a incubadora é um desafio em prol do desenvolvimento tecnológico e empresarial de Campo Alegre. “Toda a diretoria está comprometida com este propósito. Vamos trabalhar para desenvolver a cultura do empreendedorismo, trazer novas tecnologias, renovar os métodos, criar novos materiais. Nosso compromisso é de um trabalho sério e em conjunto com toda a sociedade”, disse. "Mas vale ressaltar que a incubadora só irá funcionar com a tríplice aliança entre poder público, poder privado e a universidade", reforça o presidente.A representante da Univille, Universidade da região de Joinville, Andréa Tamanine, falou sobre a valorização que a incubadora vai proporcionar ao município e aos empresários da região. O secretário de desenvolvimento econômico, Edilson Pruckneski, lembrou dos empenhos passados, desde a presidência de Eleandro Pauli na Aciaca, quando este fez surgir a ideia da incubadora no município. Edilson também lembrou do empenho do ex presidente da Aciaca, Sr. Valdir Reichert, que iniciou os processos legais para a implantação, e a vereadora Suzana Kotovicz que tem lutado para o projeto sair do papel.De acordo com a vereadora Suzana Kotovicz, uma das idealizadoras do projeto, a Incubadora é uma idéia que exigiu um esforço concentrado das instituições parceiras. “Oficialmente, a incubadora de Campo Alegre começa hoje, mas é fruto de um longo e árduo trabalho de pesquisa e busca de parceiros. Estamos felizes por chegar até aqui. Este é um momento importante, um marco no desenvolvimento tecnológico da região”, enfatizou.
Ainda presente no evento, Uwe Stortz, um dos responsáveis pelo surgimento e desenvolvimento da incubadora em São Bento do Sul, diz que a entidade irá apoiar idéias empreendedoras e contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento de empresas urbanas e rurais nos seus aspectos tecnológicos, gerenciais, mercadológicos e de recursos humanos. "Não vai funcionar se a hélice com os 3 poderes unidos não rodar: publico, privado e universidade", reforça.
Para finalizar, Oswalmir Tschoeke, responsável pela incubadora de São Bento do Sul, conta que as empresas incubadas receberão apoio técnico e financeiro para investirem na modernização de seus processos, assim como alavancar novos negócios através do compartilhamento de recursos e infraestrutura. "Em São Bento do Sul o poder público investiu muito nos últimos anos e hoje tem um retorno dessas empresas quase dobrado do investimento, o que mostra que valeu a pena acreditar nessa ideia", explica.A incubadora não tem fins lucrativos. Será gerida a partir de recursos captados junto aos governos Federal, Estadual e Municipal através de projetos que visem aperfeiçoar os processos produtivos. “A Incubadora apoiará as iniciativas comprovadamente viáveis, desde o surgimento da idéia até a sua consolidação em produtos e serviços”, destacou Dr. Ingo.“Os projetos ficam dois anos incubados, ou seja, recebendo apoio técnico e recursos através da incubadora. Depois disto, a empresa já poderá caminhar sozinha”, acrescenta o presidente. Para concluir o prefeito, Rubens Blaszkowski, se diz empolgado com a iniciativa e como empresário acredita muito no desenvolvimento da região e fará o que estiver ao seu alcance para promover essa relação estreita com a incubadora.

Gestão e sede A Aciaca é a entidade responsável pela gestão da Incubadora, a qual também irá abrigar a sua sede, que se encontra juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na antiga escola da Vila Scheide, à Rua Ernesto Afonso Scheide, 132, Bairro Belo Horizonte, Campo Alegre – Santa Catarina.

O que é uma Incubadora Tecnológica Uma incubadora de empresas é um mecanismo que estimula a criação e o desenvolvimento de micro e pequenas empresas (industriais, de prestação de serviços, de base tecnológica ou de manufaturas leves), oferecendo suporte técnico, gerencial e formação complementar do empreendedor. A incubadora também facilita e agiliza o processo de inovação tecnológica nas micro e pequenas empresas. Em geral, as incubadoras dispõem de um espaço físico especialmente construído ou adaptado para alojar temporariamente micro e pequenas empresas e oferece uma série de serviços, tais como cursos de capacitação gerencial, assessorias, consultorias, orientação na elaboração de projetos a instituições de fomento, serviços administrativos, acesso a informações etc.