PREFEITURA DE CAMPO ALEGRE ENTREGA 27 MIL MUDAS DE EUCALIPTO

A Prefeitura de Campo Alegre, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, entregou nesta quinta-feira (12) 27 mil mudas de eucalipto para 135 produtores rurais do município. Cada produtor recebeu 200 mudas que vão contribuir com as alternativas de renda das propriedades, além de ajudar na preservação de mata nativa. A madeira reflorestada serve para alimentar estufas de fumo, ou ainda para a utilização em cercas e outras obras de infraestrutura das propriedades .  “Esse projeto é mais uma alternativa de renda para os produtores rurais, uma vez que busca o reflorestamento das propriedades e, uma das propostas do nosso trabalho é fazer com que o produtor rural possa diversificar sua produção, contribuindo para uma melhoria da qualidade de vida no campo”, explica o secretário de desenvolvimento, Edilson Pruckneski.

“Quando pensamos em árvores de rápido crescimento, o eucalipto se apresenta como uma das mais interessantes, não somente por sua alta capacidade produtiva e adaptação aos mais diversos ambientes de clima e solo, mas principalmente pela grande diversidade de espécies, fornecendo madeira de qualidade para diversos usos”, conta o engenheiro agrônomo da prefeitura, Gilson Brunnquell. Os custos com insumos e mão-de-obra são relativamente reduzidos e se concentram apenas no primeiro ano da cultura. Além disso, a árvore de eucalipto pode ser cortada até três vezes; em intervalos muito curtos (seis a sete anos), além de ser muito resistente a pragas e doenças. Nenhuma outra espécie florestal conseguiu reunir tantas vantagens e, por isso, ele é um dos gêneros mais plantados no mundo, fazendo parte da economia de mais de 100 países.

As  200 mudas recebidas por cada produtor foram produzidas pelo Viveiro Raiser, em Campo Alegre, o proprietário do viveiro mostra o tamanho dos troncos da muda após um ano e 7 meses de plantio, já com possibilidade de uso. “Em mais ou menos 6 anos, as mudas já produziram muita lenha”, confirma.

Para participar dos programas de incentivo, o agricultor precisa apresentar bloco com, no mínimo, três notas tiradas no ano anterior, CPF e carteira de identidade, e a declaração de aptidão ao Pronaf.