Abastecimento de água é afetado por problema no reservatório

Na manhã de sábado algumas residências do município amanheceram com a água turva e o setor da prefeitura explica o porquê

O abastecimento de água em Campo Alegre já está normalizado desde a tarde de sábado. Isso porque na manhã do mesmo dia, 05, em algumas localidades do município, a água estava turva. A razão do problema ainda está sendo investigada, pois o reservatório amanheceu vazio, o que torna o incidente atípico.

A interrupção no abastecimento ocorreu na noite de sexta-feira para sábado, quando a bomba foi desligada. Esta operação é praxe há mais de 4 anos e o problema é inédito. Desligada a bomba, só volta a funcionar na manhã do outro dia, visto que a água do reservatório é suficiente para o abastecimento. Entretanto, no sábado de manhã o reservatório estava vazio. Assim que percebido o problema, a bomba foi religada e a água distribuída. Mas a pressão faz com que sujeiras do cano acabem dando uma coloração diferente para a agua que chega às residências. Embora o tratamento tenha sido efetuado e a água não apresente riscos.

O chefe do setor, Peterson Kohler, explica que prontamente buscaram entender o problema. “Rodamos todo o centro da cidade e arredores, para encontrar um vazamento que pudesse ter causado o incidente, mas não encontramos nada. Não podemos descartar a possibilidade de alguém ter aberto o registro e provocado a situação. Para isso vamos tomar as providências necessárias”, relata. O funcionário da Águas de Campo Alegre, Cesar Moura, que já trabalha no setor há 4 anos garante que este procedimento sempre foi tomado e nunca ocorreu nada parecido.

O reservatório estava com uma capacidade de 370 mil litros de água quando foi desligado na noite de sexta-feira, 04.  O consumo diário do município varia de 300 a 400 mil litros.

Na localidade de Bateia de Baixo, também ocorreu falta de água no final da semana passada, por conta dos problemas com a rede elétrica ocasionados por um acidente com um caminhão na tarde de quarta-feira, 02

Novo laboratório

Muito em breve a Águas Campo Alegre terá seu laboratório próprio. O trabalho está em andamento. Assim, o município pode fazer a análise da água, sem depender dos serviços terceirizados com a cidade vizinha de São Bento do Sul. O técnico Abel Moro, será o responsável pela avaliação e o custo do investimento se pagará em menos de 2 anos.

Poço Artesiano

A Prefeitura Municipal tem estudado a possibilidade de implantar um poço artesiano próximo ao reservatório do centro do município. Com o poço anexado ao local, muitos problemas poderão ser solucionados não causando transtornos à população. Assim, toda a vez que ocorrer um problema na água do reservatório, o abastecimento ficará por conta do poço.