PATRIMÔNIO DO MUNICÍPIO DESTRUÍDO

A antiga Serraria tem aproximadamente um século de existência, tombado por lei municipal. Além dos seus valores culturais, a serraria possui características marcantes dos tempos de colonização. Por muito tempo, ao beneficiamento de madeiras foi fator importante para o desenvolvimento de Campo Alegre e do todo o planalto norte.  Desta forma, o imóvel trazia mais de um século da história do povo, servindo de base para a história da exploração de madeira da região. A serraria, movida a água, foi construída em madeira maciça, toda encaixada e amarrada, na localidade do Salto, há uns 50 m da cachoeira.

O processo de restauração da Serraria começou em 2003, com o então prefeito Renato Bahr, que desapropriou o imóvel para iniciar uma possível restauração e, em 2007, buscou auxílio para realizar o restauro que não teve sucesso. Na gestão passada, do prefeito Vilmar Grosskopf, documentos informam que a administração garantiria no mínimo a integridade da estrutura, mas nada foi feito.  O atual prefeito, Rubens Blaszkowski estava buscando formas de angariar recursos para restaurar o local, que já tem o parecer e o projeto do engenheiro da prefeitura. Resta agora saber como isso vai ficar, uma vez que com as fortes chuvas, não sobrou praticamente nada do imóvel.

Em conversa com o engenheiro e o arquiteto da prefeitura, ambos esclareceram que já tem o projeto de reconstrução pronto, obedecendo as características originais da obra. Aguardam apenas que se consiga uma verba para essa ação se concretizarem.