Conselho de agricultura realiza primeira reunião do ano

Na manhã de quarta-feira, aconteceu a primeira reunião do ano do Conselho de Agricultura em Campo Alegre. Entre os 40 participantes, estavam o prefeito Rubens Blaszkowski, o secretário de desenvolvimento econômico Edilson Prucknescki, engenheiro agrônomo e veterinários da Prefeitura, integrantes da Epagri, sindicatos rurais e agricultores.

Durante a reunião, os produtores manifestaram preocupação em relação as novas regras impostas pelo Código Florestal. “Campo Alegre tem cerca de 5 mil propriedades rurais. Não temos profissionais suficientes para regularizar a situação de acordo com as novas leis”, comentou o engenheiro agrônomo, Ricardo Paim. A adequação da propriedade não substitui a averbação da reserva de imóvel. Cada área de plantio, rio, casa, deve ter as áreas delimitadas para atender a exigências dos órgãos oficiais.

Dentro do assunto dessa preocupação, a Epagri anunciou que a secretaria de agricultura do Estado está fornecendo uma empresa habilitada para a regularização de terrenos dentro do programa SC Rural. Os critérios são fração mínima de 3 hectares e máxima de 64 hectares, ser morador do terreno e ter a agricultura como renda principal, que não deve ultrapassar dois salários mínimos por pessoa. As inscrições são na Epagri.

Também aconteceu a eleição da nova diretoria. Segundo o estatuto, o secretário de desenvolvimento econômico é o presidente. Foram eleitos vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário, 1º tesoureiro e 2º tesoureiro. “Participam do Conselho membros do poder público e das diversas associações e entidades. As reuniões são abertas a comunidade, e os membros tem direito a voto”, explicou o engenheiro agrônomo Gilson Brunnquell.  Foram eleitos o vice-presidente Rufino Telma, primeira secretária Eloá Cristine Prim, segunda secretária Denise Rocha, primeiro tesoureiro Odemar Nogueira e  segundo tesoureiro Leonides Hoff.

Cultivo de morangos

Gilson comunicou que a parceria com o sindicato rural para iniciar a plantação de morangos em Campo Alegre já está se encaminhando. “As mudas já foram encomendadas ao nosso parceiro de Araucária, e 15 produtores vão plantar no total 50 mil pés”, explicou. O plantio inicia no mês de maio.

Calcário

O secretário Edilson anunciou durante a reunião a doação do frete do calcário. “No início, vamos privilegiar os pequenos produtores, e vamos ampliando aos poucos”, explicou. Será analisado o uso para a distribuição correta. É necessário mostrar as notas de produtor e DAPE. “Foram compradas as 1600 toneladas de calcário”. A entrega deve acontecer no mês de junho.

O prefeito Rubens Blaszkowski manifestou a satisfação em estar na reunião. “Vamos nos dedicar a todos sem distinção, afinal a agricultura é o carro chefe da arrecadação do município”, finaliza.