Metas de alfabetização são apresentadas

Na última sexta-feira, a secretaria de educação realizou o lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.  Além dos integrantes da Educação e professores de 1º, 2º e 3º ano, participaram da reunião o vice-prefeito, Sebastião Kons e o vereador Zezo Munhoz, representando a Câmara de Vereadores.

Segundo a proposta, é necessário que as crianças até os 8 anos de idade, no 3º ano do ensino fundamental, estejam devidamente alfabetizadas. “Essa proposta não se refere apenas ao saber ler, mas sim interpretar e criar um novo conhecimento a partir das informações adquiridas”, explica a secretária de educação, Vanessa Rudnick. Durante a apresentação, slides com dados oficiais mostram que muitas crianças ainda chegam até o 9º ano do ensino fundamental com dificuldades de leitura e interpretação de textos. “Com esse programa, a tendência é que as crianças passem para as séries seguintes sem dificuldade”, comenta a chefe de ensino fundamental, Nelci Detroz.Para atingir as metas, os professores contarão com capacitação continuada e também com material adequado.

Cada estudante terá uma avaliação individual contínua sobre os progressos de aprendizado.  A capacitação dos professores será organizada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e deve durar dois anos. A maior parte do curso será ministrada por Nelci, que recebeu capacitação e Florianópolis e retorna em junho para concluir a próxima etapa. As aulas presenciais acontecem no Espaço Cultural, sempre às quartas-feiras. A outra parte da capacitação é à distância. O vice-prefeito Sebastião Kons colocou a Prefeitura à disposição da Secretaria para auxiliar no que for necessário. “Sabemos da importância de as crianças aprenderem a ler no tempo certo, só temos que agradecer o empenho da Secretaria e somar esforços na questão”, comenta.