Balanço da XV Festa Estadual da Ovelha

A Festa Estadual da Ovelha registrou neste ano, em sua 15ª edição, público recorde: 95 mil visitantes, um fluxo 33% maior do que no ano passado. O consumo de carne de ovelha também bateu o recorde: de 13 toneladas da edição anterior, nesta saltou para 16 toneladas. Com apenas 12 mil habitantes, a pequena Campo Alegre precisou fechar as principais ruas para receber este público enorme.

De acordo com a comissão organizadora, os picos da festa foram na noite de sábado, durante o show de Teodoro e Sampaio, e também durante todo o domingo. Pessoas de diversos lugares do Estado, e também de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul prestigiaram a Festa da Ovelha, Neste ano, as festividades se estenderam até a segunda-feira, aniversário de emancipação política de Campo Alegre, e a banda gospel Filhos do Homem fechou com chave de ouro o evento. “O último dia era feriado para os campo-alegrenses, que puderam aproveitar a estrutura da festa com mais calma, pois o movimento era menor. Foi um presente a todos que se esforçaram para o sucesso da festa”, comenta o secretário de Turismo, Ernesto Larsen.

Na noite de sexta-feira, houve a escolha da rainha da festa. Jeane Cristina Woitschikoski foi a vencedora, Ketlin Kohlbeck foi a primeira princesa e Geslaine Rosario Rocha a segunda princesa. O desfile festivo em comemoração aos 116 anos do município foi um dos atrativos do sábado a tarde. O artesanato em lã de ovelha, os criadores de ovinos, a agropecuária e a indústria estiveram entre os destaques trazidos pelas escolas e associações. A Trilha da Ovelha reuniu 2.200 participantes, entre pilotos de motos e de quadriciclos. Ao longo do Calçadão da Cascatinha, cerca de 160 barracas comercializaram artesanato, guloseimas e outros produtos que atraíram a atenção dos visitantes. Para o prefeito Rubens Blaszkowski, o envolvimento da comunidade campo-alegrense é a garantia do sucesso da festa. “Cada associação, comércio, e grande parte dos moradores dá a sua contribuição e tem o seu valor”, destaca. Outro ponto é a gratuidade das atrações. “Proporcionamos shows nacionais nessa edição que certamente estão à altura da importância do evento”, comenta.

A programação da Festa da Ovelha contou com quatro shows nacionais, sendo o último deles gospel. No repertório musical, o rock também marcou presença e os grupos campo-alegrenses tiveram seu espaço. O grupo Jeito Guri esquentou o palco para receber Teodoro e Sampaio na noite de sábado, e o Trio da Saudade levou a música tradicional campo-alegrense para cima do palco na tarde de segunda-feira. Na parte gastronômica, a carne de ovelha foi estrela, sendo vendida em sete pontos ao longo da estrutura da festa e entre os restaurantes. A carne foi servida das mais variadas formas, desde fogo de chão até em recheio de pastel.A exposição de ovinos contou com diversas raças de ovelhas, e também foi uma das principais atrações da festa além de representar oportunidade de negócios.

Premiação de concursos

Na abertura da Festa da Ovelha, foram divulgados os nomes dos vencedores do concurso de vitrines da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Alegre (CDL). O primeiro lugar ficou com a Comercial Liebl, o segundo com a Dami Confecções e o terceiro com a Floricultura Flor & Cia.Também foi divulgado o nome da vencedora do Concurso da Mini Ovelha. Quem levou os R$ 350,00 da premiação foi Zilma Ossoski Zumbach. Na segunda-feira, também aconteceram eventos esportivos. Durante a manhã, a corrida rústica contou com participantes de todas as idades. Entre os brindes sorteados, havia bicicletas e passaportes para o Beto Carrero. À tarde, aconteceu o Passeio Ciclístico que contou com a presença do ciclista Ricardo Pscheidt.Na próxima semana, a comissão organizadora reúne-se para analisar os questionários respondidos pelos visitantes, com sugestões para a próxima edição.