Prefeitura escapa de golpe

Na manhã de segunda-feira, um telefonema mudou os rumos do dia na prefeitura de Campo Alegre. Uma pessoa que se identificava como Antônia, da ouvidoria do Banco Central, alegou que todas as contas da prefeitura seriam bloqueadas às 10h da manhã caso não fosse efetuado o pagamento a uma dívida da Brasil Telecom. Para que o bloqueio não acontecesse, Antônia solicitou que uma suposta dívida de mais de R$ 32 mil fosse saldada em doze horas.

A fraude foi detectada pelo setor jurídico junto com o secretário de finanças. Após algumas pesquisas, verificou-se que os números de telefones não representavam órgãos oficiais do governo federal. Na conversa, não era falado em número de conta ou número de processo. “Notificações desse porte não é feita verbalmente. Teríamos conhecimento de algum documento caso a informação procedesse. Talvez isso esteja acontecendo pela mudança de administração, já que muitos estão em início de mandato não tem conhecimento global de todas as ações contra o município. Por isso, grupos agem de má fé e aproveitam a situação”, comenta o secretário de finanças, José Carlos Vieira.

O assessor jurídico Manolo Del Olmo verificou inclusive uma nota no site do Banco Central sobre esses golpes. “Todos os procedimentos eram muito estranhos. Felizmente, conseguimos detectar o golpe e a prefeitura não foi lesada”, comenta. O órgão federal já tomou conhecimento dos casos que se espalham pelo Brasil e alerta que essas notificações não são feitas por telefone e apenas são realizadas por autoridades judiciárias.