Cicloturistas já começaram a chegar

Vinte e dois cicloturistas de Joinville e um de Rio Negro-PR, além de ciclistas de Campo Alegre, conheceram 17 km do Circuito das Araucárias de Cicloturismo e ficaram com gosto de quero mais. A abertura oficial do circuito aconteceu na manhã de sábado e atraiu pessoas de todas as idades. Os participantes da categoria Pinheiro percorreram 30 km por estradas do interior do município e os visitantes encantaram-se com as belas paisagens.

Eliseu Fragoso, 58, de Joinville, afirma que o cicloturismo é uma excelente maneira de fazer novas amizades, conhecer novos lugares e novas culturas. “Temos um grupo que alia os passeios de bicicleta à fotografia”, contou. Para Christine Mancinelli, 51, que organiza caminhadas e passeios de bicicleta na região, o Circuito das Araucárias tem tudo para se tornar um dos mais procurados no Sul do país.

Na abertura do Passeio Ciclístico em Campo Alegre, o prefeito Vilmar Grosskopf recebeu uma camiseta e um guia do Circuito das Araucárias. “Graças ao esforço conjunto dos quatro municípios – Campo Alegre, Corupá, Rio Negrinho e São Bento do Sul – a região conta com um novo atrativo”, afirmou. O prefeito também destacou a colaboração da Tuper que patrocinou cerca de trezentas placas de sinalização. A secretária de Turismo, Marília Crispi de Moraes, agradeceu a colaboração dos bombeiros, polícia militar e polícia rodoviária estadual na realização do passeio ciclístico. “Tudo correu bem, não tivemos nenhum contratempo”, afirmou. O evento também contou com o apoio do Sesc (Serviço Social do Comércio) e da Bike São Bento.

Alunos do 6º ano da rede municipal de ensino participaram de um concurso de redação sobre cicloturismo, patrocinado pela Fibrasca. “Nesta fase inicial, é importante que a comunidade entenda e apóie o cicloturismo, a fim de receber bem os visitantes”, afirmou a secretária.

Circuito completo

O Circuito das Araucárias tem 248 km de extensão e envolve os municípios de Campo Alegre, Corupá, Rio Negrinho e São Bento do Sul. Dividido em oito trechos, que variam de 13 a 60 km, o Circuito das Araucárias envolve atrativos naturais, históricos e culturais. Não é um percurso recomendado para iniciantes, pois os trechos de ascensão chegam a 1.529 metros. Para definir todo o circuito, produzir as planilhas de orientação, mapas com classificação de cada percurso e graus de dificuldade física, os quatro municípios contaram com o trabalho técnico de Rodrigo Telles e Eliana Garcia, do Clube de Cicloturismo do Brasil.

Na implantação do circuito, a colocação das placas, o material de divulgação e orientação, os quatro municípios investiram cerca de R$ 100 mil. “Os custos foram divididos proporcionalmente ao número de habitantes”, explica a bióloga Leoni Fuerst Pacheco, secretária executiva do Consórcio Quiriri.O cicloturista busca o contato com a natureza, conhecer as áreas rurais, viver uma aventura e relacionar-se com pessoas de diferentes culturas. Ao longo do percurso existem pontos de carimbo que atestam a passagem do cicloturista. Quem completa todo o trajeto recebe um certificado. Como a maioria dos cicloturistas viaja sem auxílio de guia, a aventura pode ser planejada com antecedência com as informações constantes no site www.circuitodasaraucarias.com.br, a partir do dia 2 de junho.

Os departamentos de Turismo dos quatro municípios já iniciaram uma campanha de orientação aos moradores e estabelecimentos comerciais situados ao longo do circuito. A intenção é criar uma rede de “amigos do cicloturista” que funcione como apoio a esses visitantes. De acordo com estudo da pesquisadora Andressa Paupitz, realizado em 2008, o cicloturista gasta, em média, de 50 a 100 reais por dia e a maior concentração de praticantes dessa modalidade de turismo está na faixa de 26 a 35 anos.

Confira as fotos.