Campo Alegre sediou provas do Mitsubishi Outdoor

Aproximadamente cem veículos Mitsubishi, com cerca de 350 participantes estiveram em Campo Alegre no sábado, participando de diversas provas do Mitsubishi Outdoor, etapa Joinville. A concentração aconteceu no Restaurante Dom Camponês, às 9 horas, onde as equipes receberam seus mapas e partiram para a realização de provas, como escalada do paredão da Cascata Paraíso, travessia de rio, mountain bike, entre outras.

O Mitsubishi Outdoor é um rali de estratégia que mistura regularidade, esportes, cultura, aventura e planejamento. As equipes precisam adotar o melhor plano para alcançar todos os objetivos. É a primeira vez que uma etapa ocorre em Joinville e região. No início de maio, os organizadores contataram a Secretaria Municipal de Turismo para mapear alguns pontos propícios às tarefas de aventura. “Ficou combinado que não faríamos divulgação prévia, pois os competidores só saberiam o rumo que iriam tomar no dia da prova”, explica a secretária de Turismo, Marília Crispi de Moraes.As paisagens campo-alegrenses conquistaram os visitantes. “É fantástico ter uma prova que une esportes de aventura e atividades culturais. Essa oportunidade que temos de conhecer a arquitetura dos locais, a comida, os costumes, vestuário e, ao mesmo tempo, a geologia e as aventuras é algo único. Você aprende muito”, declarou Carlos Leal, da equipe 40×40 à equipe de reportagem da prova. Entre os inscritos estavam pessoas de diversos estados, principalmente de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo.

A etapa contou com duas categorias, a Fun, com atividades de nível médio, para principiantes; e  a Extreme, para equipes mais experientes. Entre as atividades de aventura, chamou a atenção dos competidores a tarefa "Ride &…", em que dois participantes de cada equipe escolhiam como realizar um trajeto de dois quilômetros: cavalo/a pé, cavalo/bike ou bike/a pé. Na prova "Bike Pinus", um competidor pedalou em um percurso de três quilômetros com muito sobe e desce, localizado em uma área de reflorestamento. Nas tarefas culturais, a “Sapecada” mostrou aos competidores uma atividade comum na região: a de colher e depois cozinhar o pinhão.
Os participantes também conheceram a ovinocultura, em uma prova de artesanato em que precisaram montar uma peça, em forma de ovelha, para colocar no retrovisor dos veículos. Outra prova envolveu a pesca da truta. Maiores informações e fotos da etapa Joinville estão disponíveis no site www.mitsubishimotors.com.br.

Aventura e eventos

Para a secretária de Turismo, Marília Crispi de Moraes, eventos como o Mitsubishi Outdoor estimulam outro nicho de atrativos, voltados ao turismo de aventura. “Muitas dessas pessoas que vieram para a prova, acabam voltando em outra oportunidade para explorar com mais tempo o que Campo Alegre oferece e isso é bom para a cidade”, afirma. Ela acredita que, com a abertura do Circuito de Cicloturismo, que passa também pelos municípios de Corupá, São Bento do Sul e Rio Negrinho, a partir do dia 2 de junho, o fluxo de turistas de aventura deve se intensificar na região. Marília também destacou a cooperação de vários empreendedores campo-alegrenses, artesãs e do grupo Pé na Agarra na realização das provas.