Evento marca abertura da pista de voo livre

Cerca de 60 praticantes de voo de parapente são esperados para a abertura da pista de voo livre de Bateias de Baixo, em Campo Alegre. A propriedade particular localizada no Morro do Serro, recebeu uma pista com 200 metros de desnível, preparada por um grupo de pilotos da região. O trabalho de preparação e de testes levou cerca de um ano.

Neste sábado, às 10 horas, a pista será aberta ao público e deve receber pilotos de Joinville, São Bento do Sul, Balneário Camboriú, Brusque, Jaraguá do Sul e Itajaí. “De Curitiba, 17 voadores confirmaram presença”, afirma Dílson  Hansch, o “Tomate”.

Para chegar ao alto do Morro do Serro é preciso contar com veículo de tração nas quatro rodas, pois a subida é muito íngreme. A vista, a 1.100 metros de altitude, compensa o esforço. Do alto do Serro, mesmo quem não voa se sente nas alturas. “Vamos iniciar a subida do morro a partir das 9 horas”, prevê Hansch.

Os praticantes de vôo livre dependem das condições do tempo para colocar em prática suas aventuras. “Com chuva forte não é possível fazer a subida, mas a previsão é de bom tempo”, observa Hansch. Da “Rampa do Bugio”, como ficou conhecida a pista em Bateias de Baixo, já houve “voador” que foi parar em Mafra. Tudo depende das correntes de ar disponíveis, por isso um vôo nunca é igual ao outro.

Quem se interessa por esse esporte radical, pode contatar Antônio Waldmann, pelo telefone 3632-7395. “Indicamos bons instrutores. Os mais próximos estão em Joinville e Jaraguá do Sul”, explica. Os pilotos precisam ser filiados a um clube federado e passarem pelo treinamento para conseguirem a carteirinha que os autoriza a voar.  O equipamento básico para a prática de voo de parapente custa cerca de R$ 5 mil e as aulas, mais R$ 1.500,00.