Professores de Campo Alegre recebem novo piso ainda em março.

O salário de março dos profissionais de educação de Campo Alegre já estará adequado ao novo Plano de Cargos e Salários, sancionado pelo prefeito Vilmar Grosskopf no último dia 15 de março. Com isso, nenhum professor do município receberá menos que o novo piso nacional que é de R$ 1.451,00. Os professores com curso superior, que são a maioria, receberão salário de R$ 1.741,20 por 40 horas semanais, mais gratificação de 15% de regência, isso é, um adicional de R$ 261,18, totalizando R$ 2.002,38, além de auxílio transporte. Ao longo da carreira, por meio de especializações e tempo de serviço, o professor também pode obter melhorias salariais.

O plano de carreira do magistério de Campo Alegre existe desde 2002 e passou por revisão e adequação às novas diretrizes básicas da educação, no ano passado. “Durante um ano a equipe da Secretaria Municipal de Educação, com assessoria jurídica da UnC (Universidade do Contestado) trabalhou na readequação do Estatuto dos Profissionais do Magistério”, conta a secretária municipal de Educação, Ângela Hübner. Depois de pronta, a proposta foi encaminhada para a análise do Sindicato dos Servidores Públicos. “Para nossa alegria, foram poucas as modificações sugeridas pelo sindicato e, mesmo assim, realizamos uma audiência pública aberta a todos os profissionais da educação e comunidade em geral, no dia 9 de março, para verificar se ainda havia alguma alteração a fazer”, conta Ângela.

Depois, o documento foi publicado no site da prefeitura e ficou à disposição para consulta pública até o dia 12 de março ao meio-dia. “Na Câmara Municipal, o projeto foi aprovado por unanimidade”, observa a secretária.O impacto das modificações será de 24,22% nos gastos do município com educação, ou seja, um investimento anual de mais R$ 610 mil.

Segundo a secretária de Administração, Auriene Röepke, com o novo Plano de Cargos e Salários da educação, os gastos com a folha de pagamento terão um acréscimo de 2,6%. “Ainda assim, nossa folha de pessoal corresponde a 48% da arrecadação, bem abaixo do limite legal que é de 54%”, explica Auriene.

Para o prefeito Vilmar Grosskopf, o novo Plano de Cargos e Salários é um investimento na educação como um todo. “Entendemos que priorizar o ensino não é só aplicar recursos na estrutura física, e isso nós também fizemos com a nova escola Maria José e ampliações das creches, mas é, sobretudo, valorizar o profissional que vai trabalhar no dia a dia com os alunos”, destaca. Na opinião do prefeito, a melhoria salarial deixa os professores ainda mais motivados e quem mais ganha com isso são os estudantes. “Todo mundo está cansado de saber que o salário dos professores de escola pública no Brasil precisa melhorar, então é preciso essa melhoria comece o mais breve possível”, diz Grosskopf.

O edital concurso público da prefeitura de Campo Alegre, com inscrições abertas até 16 de abril, oferece diversas vagas para professores. O edital completo está no site www.campoalegre.sc.gov.br.