Balanço da Festa Estadual da Ovelha – FOTOS & RELEASE

FOTOS DIA 17 – SÁBADO

FOTOS DIA 18 – DOMINGO

RELEASE

A Festa Estadual da Ovelha registrou este ano, em sua 14ª edição, o seu maior público: aproximadamente 65 mil pessoas, fluxo 18% superior ao ano passado. O consumo de carne de ovelha também foi recorde na história do evento, 13 mil quilos, contra as 9,5 toneladas de 2011.

Com apenas 12 mil habitantes, a pequena Campo Alegre precisou fechar as principais ruas do centro da cidade para receber tantos visitantes.De acordo com a comissão organizadora, os picos de público ocorreram nos shows dos grupos Garotos de Ouro e Ivonir Machado e os Novos Garotos, na noite de sábado, e durante todo o domingo. “Viemos cedo de Curitiba para aproveitar a festa e a trilha de motos e valeu acordar cedo”, disse o visitante Nelson Batista.

Segundo a central de informações turísticas, o maior número de turistas veio de Joinville, São Bento do Sul e outras cidades do Norte de Santa Catarina. “Mas também atendemos pessoas do litoral catarinense, inclusive de Florianópolis, de São Paulo e até um grupo do Mato Grosso que veio para a trilha de motos”, conta a secretária de Turismo, Marília Moraes.Na sexta-feira, houve a escolha da rainha da festa. Camila Niemeyer foi a vencedora, Gabriela Bahr, a primeira princesa e Samara Souza, a segunda. O desfile festivo em comemoração aos 115 anos do município foi um dos atrativos da manhã de domingo.

O artesanato em lã de ovelha, os criadores de ovinos, a agropecuária e a indústria estiveram entre os destaques trazidos pelas escolas e associações. A Trilha da Ovelha reuniu 1.100 participantes, entre pilotos de motos e de quadriciclos.Ao longo do Calçadão da Cascatinha, aproximadamente 40 barracas de artesanato e outras 60 de guloseimas e produtos diversos atraíram a atenção dos visitantes. Para o prefeito Vilmar Grosskopf, a parceria com a comunidade é a receita de sucesso da festa. “Temos a participação ativa das associações, dos comerciantes, dos moradores e graças a isso o evento tem crescido ano a ano”, afirma. Outro diferencial, segundo o prefeito, é o caráter popular da Festa da Ovelha. “Não cobramos entrada e as entidades assistenciais aqui do município recebem gratuitamente um estande para comercializar produtos e reverter a renda em benefício de suas ações sociais”, observa.

A programação cultural da Festa da Ovelha contou com quatro shows principais, duas apresentações folclóricas e nove apresentações musicais. Ao som de boa música, que variou de chorinho à canções nativistas, de rock  à música sertaneja, o público saboreou o principal prato da festa, a carne de ovelha. A área central da festa teve nove postos de venda de carne, incluindo restaurantes locais. “Vendemos cerca de 600 quilos de carne de ovelha até o meio da tarde de domingo”, conta Sandra Lepeck, proprietária do Restaurante A Toca, que, além do churrasco e da carne no fogo de chão, também vende a tradicional ovelha no brejo, uma adaptação da vaca atolada.

Ovelhas premiadas

A exposição de ovelhas reuniu 130 animais de raça, com a participação de 13 criadores de várias cidades do estado. Na tarde de sábado houve o julgamento dos ovinos, feito por técnicos da Associação Catarinense de Criadores. A premiação para os grandes campeões e os segundos colocados de cada raça ocorreu no domingo. Frederico Jaeger Neto veio de Ibirama e faturou o troféu de segundo colocado na raça Hampshire Down. “Tivemos movimento o tempo todo aqui no setor de exposição e o bom é que o curioso de hoje pode ser um criador amanhã”, afirma Jaeger.

As premiações para os melhores animais valoriza o preço dos ovinos. Um reprodutor Hampshire Down da cabanha Schafland, de Campo Alegre, premiado como Grande Campeão, está avaliado em R$ 5.000,00. A qualidade começa na escolha do sêmen, importado na Nova Zelândia. “É importante a participação dos criadores catarinenses, pois estamos conseguindo tornar cada vez mais conhecida e apreciada a carne de ovelha”, afirma Wolfram Bahr, presidente do Núcleo de Ovinocultores, entidade que realiza a Festa Estadual da Ovelha juntamente com a prefeitura.

Na próxima semana, a comissão organizadora reúne-se para analisar os questionários respondidos pelos visitantes, com sugestões para a próxima edição.