Escola de Campo Alegre reconhecida nacionalmente

A Escola Municipal Carlos Frederico Adolfo Schneider, de Campo Alegre, foi reconhecida com o Selo Escola Solidária 2011, por estar comprometida com uma educação fundamentada nos ideais de solidariedade, participação e cidadania.

O Selo Escola Solidária é uma distinção conferida a cada dois anos pelo Instituto Faça Parte, em parceria com o Ministério da Educação, Consed, Undime, Unesco,  Unicef e a Organização dos Estados Iberoamericanos.

A escola Carlos Schneider já havia conquistado o selo em 2009. Para a avaliação de 2011, a escola inscreveu o projeto: Reciclar, Reaproveitar e Reduzir Conscientemente. O objetivo das ações desenvolvidas foi conscientizar a comunidade escolar da necessidade de tratar as questões ambientais, com ênfase ao tratamento e destino do lixo e a defesa do meio ambiente, de forma ampla e integrada, envolvendo todas as disciplinas.

As atividades pedagógicas aplicadas ao tema tornaram-se objetivo palpável de debates, produção de textos diversos, palestras, passeatas, confecção de artesanato, mutirão de limpeza no bairro, coleta seletiva de lixo nas salas de aula e na comunidade.

Na opinião da secretária de Educação Ângela Hübner, atitudes e hábitos como os desenvolvidos pela Escola Carlos Schneider, trazem resultados positivos para a aprendizagem. Para a diretora da escola, Célia Queiroz, o projeto possibilitou que discurso e prática se tornassem uma única realidade e a consequência é a construção da cidadania, calcada na solidariedade e na participação conjunta.