Casamento comunitário em Campo Alegre

Muita emoção marcou a cerimônia civil do 1º Casamento Comunitário. O ato ocorreu no final da tarde de sábado, no Espaço Cultural Sirley Maria Neumann Johanson, com a presença de 25 casais, padrinhos, familiares e amigos. Participaram casais de todas as idades, com as mais diversas histórias.

Quem esperava para dizer o “sim”, não escondia a ansiedade por, finalmente, realizar um grande sonho, com direito a decoração especial e o tradicional bolo. Os casais participantes tinham em comum, o fato de já viverem juntos há algum tempo, sem, no entanto, ter oficializado a união.

A cerimônia do casamento foi presidida pelo Juiz de Paz do município Valdir Reichert, o qual desejou sorte a todos. Para o prefeito Vilmar Grosskopf, o casamento comunitário tem o objetivo de promover cidadania, justiça social e contribuir para que pessoas que não possuam recursos possam regularizar sua situação civil e celebrar a união.

A realização de uma união matrimonial nas esferas civil ou religiosa custa um valor muitas vezes inacessível para os casais, sem contar os gastos com a ornamentação, vestuário e recepção dos convidados, entre outros custos. “Hoje, promovemos a união da família e a inclusão social através da formalização do estado civil dos casais”, destacou o prefeito.