Agricultores recebem 1.400 toneladas de calcário

Às oito horas de quarta-feira, a fila de agricultores na Prefeitura de Campo Alegre já era grande para receber as autorizações para retirada de calcário. Cem produtores foram beneficiados, cada um com uma carga de 14 toneladas do insumo.

Rosélia Uligh de Farias cultiva milho e hortaliças. Este ano, a família planta cinco hectares de milho, alem de alface, cenoura, beterraba, brócolis e repolho. Ela vende sua produção para moradores do centro, merenda escolar, na feira livre e no mercado municipal. “Já está na hora de calcariar a terra novamente, para garantir boa produção”, comenta.

Altamiro Munhoz mora em Campinas dos Farias, onde produz milho, principalmente para a silagem. “Criamos gado de corte, então precisamos garantir o alimento para engorda dos animais”, diz. Segundo Munhoz, as terras de campo não produzem sem a utilização de calcário. “No ano passado peguei o calcário que a prefeitura distribuiu e preparei uma parte de terra, agora vou preparar outra”, conta. Ele planta cerca de 10 hectares de milho e tem aproximadamente 100 cabeças de gado.

O prefeito Vilmar Grosskopf destaca que todos os programas de incentivo à agricultura desenvolvidos no município passam pela avaliação e aprovação do Conselho Municipal de Agricultura. “É um grupo bastante atuante na comunidade”, afirma. O município já ganhou prêmios de destaque nacional pela promoção do sistema de incentivo à produção agropecuária. Para participar dos programas de incentivo ao agricultor é necessário apresentar carteira de identidade, CPF, bloco de produtor rural com pelo menos três notas emitidas no ano anterior. A agropecuária precisa ser a principal fonte de renda da família. No caso do calcário também é preciso apresentar análise de solo.