Distribuição de sementes deve render 30 toneladas de milho

O Programa Municipal de Incentivo ao Produtor Rural de Campo Alegre realizou a distribuição de 300 pacotes de sementes, na sexta-feira. O subsídio deve render aproximadamente 30 mil quilos de milho, em cerca de 300 hectares. Para ter direito ao benefício, o agricultor precisa apresentar bloco de notas, com pelo menos três notas tiradas em 2009, CPF, carteira de identidade e ter a agricultura como principal fonte de renda.

A agricultora Zélia Zumbach mora em Tijucume, a 25 Km do centro da cidade. As sementes que ela recebe da prefeitura representam praticamente metade do total de milho plantado na propriedade. “Tenho criação de gado para leite, porcos e galinhas, então a gente precisa bastante do milho”, conta. Zélia também se dedica ao cultivo de produtos orgânicos em sua horta. “É uma boa ajuda, por isso sempre venho buscar as sementes aqui na prefeitura”, afirma.

A plantação de Paulo Raimundo Fuckner, em Bateias de Cima, tem 12 hectares. Em parceria com um amigo, eles plantam para o consumo das propriedades e vendem o que sobra. “Este pacote de semente pode render de 90 a 130 sacas de milho”, explica. A partir de outubro começa o plantio. O agricultor Ivo Uniseski, de Ribeirão do meio, a 35 Km do centro, garante um terço de sua lavoura de milho com as sementes do programa municipal. “Planto uns três hectares, então a ajuda da prefeitura é bem importante”, afirmou.

A prefeita em exercício Alice Grosskopf auxiliou no cadastramento dos produtores. “Nossos agricultores merecem todo o nosso respeito, pois são eles que garantem a produção de alimentos. É nosso dever ajudá-los”, observou.