AÇÃO Combate às drogas
Os alunos da Escola Estadual Argemiro Gonçalves, em Bateias de Baixo, tiveram a oportunidade de aprender mais sobre o perigo e os males provocados pelas drogas, por meio da realização de Feira do Conhecimento, por meio do Projeto Brigando, cujo tema é Viva Sem Drogas.
Durante a gincana realizada na semana passada, alunos e professores participam de uma série de atividades, que incluem palestras, concursos de redação e eslogans, além de exibições de cartazes.
Na quinta-feira (12), o prefeito Vilmar Grosskopf realizou visita à escola, onde participou como jurado do melhor trabalho entre dez equipes envolvendo aproximadamente 370 alunos de ensino médio e fundamental. “Falar das drogas é falar de algo que está bem próximo da gente e que nos afeta e incomoda toda a sociedade. Geralmente, é nessa fase da vida que os jovens passam por um período de transformação, disse Grosskopf, durante avaliação dos trabalhos expostos no ginásio de esportes da escola.
Mãe do aluno Jean Carlo, Maria Inês de Farias dos Santos, avalia como importante o trabalho no combate às drogas desenvolvido pela escola. “Nessa fase, os jovens querem experimentar novas emoções, viver tudo num só momento sem responsabilidade. É nessas horas que eles se tornam presas fáceis dos traficantes, que se aproximam da juventude para iniciar o processo de aliciamento”, disse.
Na apresentação dos trabalhos, as equipes abordavam além dos perigos das drogas, o procedimento policial em relação ao usuário e para quem vende drogas. Já quem usa drogas deve ser considerado um doente. Essa pessoa deve imediatamente receber algum tipo de ajuda ou tratamento psicológico, acrescentando-se que o usuário não é mais penalizado criminalmente.
Mas em relação a quem se beneficia da venda de drogas, a legislação estabelece penas severas de prisão. O trabalho policial de combate às drogas é feito baseado em informações, visando prender traficantes. Qualquer pessoa pode denunciar pelo 190, a ação de traficantes em sua comunidade ou a existência de bocas-de-fumo; para fazer isso ninguém precisa se identificar.