Prefeito visita agricultores

Durante muitos séculos o número de brasileiros que moravam na zona rural foi superior ao daqueles que viviam nas cidades. Embora nas últimas décadas esta situação tenha se invertido e a quantidade de pessoas vivendo nas cidades tenha superado em muito, em Campo Alegre o número daqueles que permanecem no campo, a importância do trabalho realizado por agricultores permanece intacta.

A agricultura e a pecuária continuam sendo grandes motores da economia nacional e impulsionam as receitas do país. Importante no cenário do planalto norte de Santa Catarina em virtude da agroindústria, Campo Alegre tem como um dos mais importantes fundamentos de sua economia na atividade desenvolvida pela produção rural.

Em face disto, é fundamental que o governo municipal programe ações que favoreçam o fortalecimento destas atividades. Para o prefeito Vilmar Grosskopf (PMDB), o papel do gestor público é muito importante não só para manter o município como uma referência no desenvolvimento de agronegócio, mas, também, para promover ações que fortaleçam ainda mais a atividade agrícola, principalmente no programa de incentivo a distribuição de mudas e sementes entre pequenos produtores.

Aliado aos programas já em prática no município, também a implementação de novas tecnologias que permitam ao agricultor retirar da terra o máximo em termos de produtividade, fazem parte da atual administração. No entanto, segundo o prefeito, ainda existem situações que merecem atenção imediata, como a melhoria das vias de acesso, construção de pontes sobre os rios e açudes, visando o escoamento da produção.

Atento a isto, na quinta-feira (12), Grosskopf visitou algumas estradas rurais iniciando pela localidade de Papanduvinha, bem como propriedades rurais, entre elas do agricultor Gentil Heiden. Na propriedade de 12 hectares a família Heiden produz de tudo um pouco e com isto além de contribuir no desenvolvimento do município também leva uma vida digna, apesar do trabalho pesado enfrentado no dia a dia.

Durante a visita o prefeito aproveitou para acompanhar o aproveitamento e desenvolvimento de mudas e sementes distribuídas pelo município aos agricultores. Na propriedade da família Heidel, Vilmar Grosskopf se mostrou satisfeito com o que viu em relação ao trabalho desenvolvido pelo agricultor e familiares em relação ao plantio de mudas de eucalipto e frutas. "É fundamental dispensar atenção e recursos aos nossos produtores rurais. Não só aos grandes produtores, mas, sobretudo, aos pequenos e médios, contribuindo, assim, para que Campo Alegre cresça de maneira sustentável e, ao mesmo tempo, leve dignidade aos que, de maneira corajosa, permanecem na zona rural", disse.

As estradas precisam de atenção no sentido de melhorar o acesso e diminuir os custos com transporte. Vilmar pretende, nas próximas semanas, ampliar as visitas às estradas rurais da região para entender melhor as necessidades dos agricultores.