Campo Alegre realiza Festival de Inverno neste fim de semana

O fim de semana é de Festival de Inverno em Campo Alegre.  A partir desta sexta-feira, o Calçadão da Cascatinha transforma-se em palco da diversidade cultural. Pela manhã, a movimentação começa às 8 horas, com a abertura da Feira do Livro. À noite, ocorre a abertura oficial do Festival, às 19h30, seguida por apresentação da Banda Municipal de Campo Alegre e show com A Cor do Sol.

No sábado, as apresentações musicais começam às 14 horas e o grupo Tchê Guri faz o show principal, às 20h. No local haverá exposição e venda de artesanato, artigos de inverno e a Praça de Alimentação com muita carne de ovelha, lanches, doces e salgados. No Espaço Cultural Sirley Johanson ocorre a Ópera de Inverno. O espetáculo conta com a participação do baixo-barítono australiano Alan Richard Hendrie, que já cantou com Luciano Pavarotti e fundou a Ópera Jovem da Austrália. A apresentação começa às 19 horas, e os ingressos custam R$ 10,00. Em Campo Alegre há postos de venda antecipada no Cartório e Panificadora Pauli, e em São Bento do Sul, na Escola de Música Donaldo Ritzmann.

Outra atração de sábado é o Encontro de Etnias, com apresentações do folclore germânico e gaúcho, dança do ventre e do coral do Circollo Italiano. O encontro acontece na Sociedade Amigos de Campo Alegre (Saca), a partir das 14 horas. Também  haverá café colonial, com produtos da Lola, e sorteio de brindes. “A intenção do Festival de Inverno é justamente provocar uma miscelânea cultural, valorizando as mais variadas manifestações artísticas”, afirma Auriene Roepke, integrante da comissão organizadora. O prefeito Vilmar Grosskopf destaca a importância do evento não só para a cultura, mas também para o turismo e a economia do município. “O Festival é também uma forma de integração entre os campo-alegrenses e os visitantes”, afirma.

No domingo, a manhã é reservada ao Encontro Ecumênico, com participação de várias igrejas. A partir do meio-dia começam as apresentações musicais e a banda Incandescente faz o show de encerramento, às 18 horas. Haverá telão para quem quiser acompanhar os jogos da Copa do Mundo. A programação completa está no site www.campoalegre.sc.gov.br.

Literatura e moda

A Feira do Livro fica aberta o dia todo, de sexta a domingo. No sábado, escritores da região participam de sessão de autógrafos. Rubens da Cunha e seus alunos da Oficina Literária também estarão presentes  Artigos feitos em lã pelos artesãos locais estarão à mostra em um desfile de moda, no sábado, às 18 horas.

O festival também oferece oportunidades para aprender. Na sexta-feira há oficinas de culinária à base de pinhão, cultivo de orquídeas e pintura em tecido. No sábado ocorre a oficina de vitivinicultura (uvas e vinhos). “Ao todo, desde segunda-feira, o Festival de Inverno ofereceu 43 cursos, a maioria com inscrições gratuitas”, explica Marília Maciel, secretária de Cultura e Turismo. Informações sobre as oficinas podem ser obtidas pelo telefone (47) 3632-7328.

Sabor da estação

O cardápio do Festival de Inverno vem recheado de pratos saborosos e que combinam com a estação mais fria do ano. Pratos à base de pinhão e da carne de ovelha estão entre os principais atrativos. Na Praça de Alimentação do Calçadão haverá ovelha no espetinho, chuleta, linguicinha, carne na brasa e no fogo de chão. Festival de sopas, comida tailandesa, frutos do mar, frango ao molho de maracujá, salsa entreverada, feijoada, sopa de bucho e torta de uva com chocolate são algumas das opções oferecidas pelos restaurantes locais.