Alunos transformam lixo em luxo e o ambiente agradece

Em comemoração a Semana do Meio Ambiente a Escola Municipal de Educação Básica Carlos Adolfo Frederico Schneider, de Campo Alegre, realizou uma Oficina de Artesanato com material reciclável e matéria-prima da própria natureza. O evento foi realizado na quarta-feira, na Casa da Amizade.

Cerca de 150 alunos de pré-escola ao 5º ano arregaçaram as mangas e descobriram que reciclar é, antes de tudo, um ato de cidadania que compete a todos. “Eu não sabia que reciclar era uma atividade tão importante. Além do mais, é super divertido e dá uma sensação boa fazer o bem à natureza. Adorei”, comentou a aluna do 5º ano Marceli Cristina Farias, 10 anos, enquanto concluía confecção de uma guirlanda feita com falhas de pinhão.

A diretora da escola, Célia Queiroz, explica que a  atividade teve como propósito contribuir com a construção de uma cultura cotidiana de cuidado com os recursos naturais e disseminar a prática da reciclagem de materiais descartáveis aliada à produção artesanal. “O amanhã é reflexo do que hoje semeamos. A idéia do evento é inserir esse debate junto aos nossos alunos”, disse. Os artesanatos produzidos vão desde guirlandas a porta-retratos, porta-jóias, bibelôs e peças de decoração usando jornais, revistas, papelão e matéria-prima da natureza.

A técnica adotada pelos alunos, sob orientação de mães artesãs, entre elas Zilma Ossowski e Selma Linzmeyer, é bastante conhecida. “Eu acredito que essa oficina tem muito a contribuir com a educação mais ampla, que vai além do conteúdo programático e, de fato, forma um cidadão, responsável por si e pela comunidade onde vive”, disse Selma Linzmeyer, mãe da aluna Vanessa.

As peças são montadas a partir de canudos feitos com  papel e cola. Com esse material na mão, a idéia é dar asas à imaginação. Foi o que fez a aluna do 5º ano Hemelin Gabriela Corrêa, 11 anos “Eu adorei a oficina. É muito bom aprender coisas novas, principalmente se faz bem ao meio ambiente. Acho que aprendi mais a fazer os porta-retratos.” Para a aluna Vanessa Bumbach, 11 anos, a oficina veio reforçar um trabalho que já é desenvolvido na escola e que, segundo ela, pode contribuir ainda mais para a preservação ambiental. Os artesanatos produzidos pela escola Carlos Schneider serão expostos no Festival de Inverno e posteriormente devolvidos aos alunos.