Agricultores definem programas de incentivo

Nos próximos dias a Epagri de Campo Alegre vai distribuir 700 toneladas de calcário e em junho a prefeitura entrega outras 2.100 toneladas. Com isso, 200 produtores serão beneficiados com cargas de 14 toneladas para corrigir a acidez do solo. O município vai manter os programas de distribuição de sementes de milho, fruticultura, eucalipto e galinha caipira. A ampliação dos programas municipais de incentivo ao produtor rural foi o principal assunto da reunião do Conselho Municipal de Agricultura, realizada na manhã de quarta-feira.

Além de manter os programas existentes, o conselho estuda a implantação de novas formas de incentivo. Entre as opções sugeridas estão a distribuição de sementes para cobertura vegetal de inverno, mudas de erva-mate e a reedição do programa da batata salsa. O conselho também decidiu diminuir de 500 para 350 pacotes de sementes de milho, já que, em 2009 houve queda na procura.

Para participar dos programas de incentivo, é necessário obedecer algumas regras. No caso da fruticultura, por exemplo, é necessário fazer um curso básico de implantação de pomares, oferecido pelo Sindicato Rural e Prefeitura.  Ter a agricultura como principal atividade geradora de renda, apresentar CPF, identidade e bloco de produtor rural com, pelo menos, três notas emitidas em 2009 também integram as exigências. Para receber calcário também é preciso apresentar resultado de análise de solo.

Os conselheiros também destacaram a necessidade de conscientizar os produtores sobre a importância de emissão de nota dos produtos comercializados. O prefeito Vilmar Grosskopf lembrou que, quanto maior for o volume de notas, mais retorno econômico o município tem. “A nota também traz benefícios para o produtor, porque, além do município ter mais recursos para investimentos, serve de comprovação de tempo de trabalho para aposentadoria”, observou.

Balanço

Em 2009, os programas municipais de incentivo beneficiaram 933 produtores rurais. Houve distribuição de 2100 toneladas de calcário, 1150 mudas de árvores frutíferas, 500 pacotes de sementes de milho, 32 mil mudas de eucalipto e 2.500 pintinhos e pacotes de ração. “Nossa intenção é fortalecer ainda mais a atividade agropecuária do município e, felizmente, contamos com um conselho bem atuante que sempre traz boas sugestões e participa das decisões em favor do produtor rural”, comentou o prefeito.