Turismo é tema de seminário na quinta-feira

A quinta-feira será dedicada às discussões sobre turismo, em Campo Alegre. Cinco palestras integram a programação do Seminário “Turismo: oportunidades e negócios” que começa às 9 horas e estende-se até às 16h45. Todas as palestras têm entrada gratuita, no Espaço Cultural Sirley Maria Neumann Johanson, no centro da cidade. Pessoas de outros municípios também podem participar.

A realização do seminário resulta de sugestão do Conselho Municipal de Turismo de Campo Alegre (Comtur), como forma de incentivar os diversos setores da sociedade a conhecerem e participarem das atividades relacionadas ao turismo na região. “É necessário formar uma rede de cooperação para que o turismo possa ter condições de desenvolvimento”, comenta a secretária de Turismo de Campo Alegre, Marília Maciel. “Essa rede envolve não só as pessoas que trabalham diretamente com o atendimento ao turista, mas toda a comunidade”, explica.

Como toda atividade econômica, o turismo exige aprendizado, por isso o seminário vai contar  com a participação de professores da Faculdade Cenecista de Joinville e também com Gervásio Loffi, ex-prefeito de São Martinho, cidade localizada no Sul do estado e que se tornou referência em turismo rural. Para quem pretende realizar empreendimentos na área turística, o analista da Superintendência Regional do Banco do Brasil, Jairo Coelho, falará sobre linhas de crédito oferecidas ao setor.

À tarde, o turismólogo Giorgio Souza falará sobre o trabalho da Instância de Governança, grupo que reúne cerca de 20 municípios da região. “Economia da Experiência” e “Cooperação para o Desenvolvimento do Turismo” são os temas das palestras dos professores da FCJ, Valdir Correa, Elaine Borges e Marina Wohlbe Cyrillo.

Além do Seminário, haverá exposição de fotografias e mostra de produtos artesanais em sala anexa ao auditório. A realização do evento é da Prefeitura Municipal, com apoio da FCJ, Banco do Brasil e Comfloresta. Mais informações pelo telefone (47) 3632-7328.

Palestras

9h – Abertura

9h30 – Apresentação do Case de Sucesso “Turismo em São Martinho” – Gervásio Loffi

10h45 – Oportunidades de Financiamentos para Empreendimentos de Turismo – Jairo Coelho (Banco do Brasil)