Campo Alegre realiza 1ª Conferência Municipal de Cultura

Todas as pessoas que exercem alguma atividade cultural ou simplesmente gostam de cultura estão convidadas a participar da 1ª Conferência Municipal de Cultura de Campo Alegre. O encontro acontecerá no próximo sábado (17/10), a partir das 13h30, no Espaço Cultural Sirley Maria Neumann Johanson. O objetivo da reunião é conhecer idéias e coletar sugestões para compor um Plano Municipal de Cultura, além de estabelecer propostas para as políticas estaduais do setor.

Durante a Conferência, a classe artística de Campo Alegre vai eleger seus representantes para o Conselho Municipal de Cultura, nos segmentos de artesanato/artes plásticas, música, dança/folclore, literatura, patrimônio histórico e artes cênicas. Os participantes do evento ainda escolherão os delegados que vão representar Campo Alegre na etapa estadual da conferência, em Florianópolis.

Antes dos debates, o diretor teatral Leone Silva, membro do Conselho Estadual de Cultura, profere palestra sobre a nova política cultural brasileira. A secretária de Cultura, Marília Maciel, afirma que a data da conferência – um sábado – foi sugerida por membros da classe artística para dar oportunidade de participação também às pessoas que trabalham durante a semana. O Ministério da Cultura estabelece cinco eixos de discussão que se articulam com todos os segmentos da sociedade, especialmente educação, segurança pública, saúde, assistência social, inclusão do portador de necessidade especial  e turismo. “Ao contrário do que muitos ainda pensam, a cultura não é apenas a cereja do bolo, é o fermento de uma sociedade, como já afirmava o ex-ministro Gilberto Gil”, afirma Marília.

Eleição

A Coordenadora de Cultura do município, Elaine Munhoz, alerta para a importância da eleição do Conselho Municipal. “Há muito trabalho a ser feito, por isso a classe artística precisa escolher líderes dispostos a realmente trabalhar pelo desenvolvimento cultural de todo o município”, observa. Elaine também destaca a necessidade de participação de representantes de comunidades do interior. “Quanto mais pessoas discutirem cultura, melhor.”

Para organizar a conferência municipal, a Secretaria de Cultura conta com o apoio de vários artistas locais que também atuarão como mediadores. “Antes mesmo da conferência começar, já temos muito a agradecer a essa equipe que, voluntariamente, está nos ajudando a mobilizar a comunidade para os debates”, afirma Marília