Conselho Tutelar fará blitz educativa

A próxima quinta-feira é Dia Estadual de Combate à Violência Sexual Infanto-Juvenil. Para marcar a data e chamar a atenção para a importância de denunciar abusos contra crianças e adolescentes, o Conselho Tutelar de Campo Alegre programou a Blitz Educativa. Haverá distribuição de folhetos com orientações no centro e interior do município.
Pela manhã, a blitz ocorre às 8h30 e às 9h30, no centro da cidade. À tarde, a blitz está marcada para as 13 e 14 horas. Em Bateias de Baixo o trabalho ocorre das 10h30 às 11h30, e em Fragosos das 14h30 às 15h30.
A presidente do Conselho Tutelar, Paula Laurita Ribeiro Piske, explica que as pessoas costumam entender como violência sexual apenas os casos de estupro, mas o termo refere-se a qualquer ato de natureza sexual, como pornografia e exibicionismo. Já a exploração sexual  ainda envolve lucro com a utilização de crianças e adolescentes. “A sociedade precisa estar atenta e denunciar qualquer caso de abuso”, afirma.
Geralmente as crianças ou adolescentes vítimas de violência sexual são ameaçadas para não contarem a verdade. “Por isso é preciso conquistar primeiro a confiança, para que a pessoa agredida sinta-se encorajada a falar de um assunto que para ela é tão difícil”, explica Paula.
O material a ser distribuído na Blitz Educativa traz alguns mitos e realidades sobre o abuso sexual. Uma das constatações é a freqüência do abuso dentro de casa, por familiares ou pessoas que convivem com a vítima. Em apenas 30% dos casos de abuso sexual há evidências físicas do crime, por isso o diálogo franco é a melhor forma de identificar o problema. O telefone de contato com o Conselho Tutelar de Campo Alegre é (47) 3632-2481.