Fecampo será Ponto de Cultura da região

O Ministério da Cultura e a Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer aprovaram a proposta da Fecampo (Fundação Educacional de Campo Alegre) para se tornar Ponto de Cultura da região. O edital de seleção escolheu 60 pontos em todo o Estado. Na área de abrangência da 25ª SDR, Campo Alegre foi o município contemplado.

Promover ações culturais e democratizar o acesso da população a essas iniciativas são objetivos do programa Pontos de Cultura. Como incentivo, a Fecampo deverá receber recursos no total de R$ 180 mil, durante três anos. A proposta prevê ampliação das atividades da fundação e instalação de um laboratório multimídia para ensinar as pessoas a utilizarem a Internet para veicular  informações através de sites, blogs, programetes de rádio e até pequenos documentários. Oferecer aulas de dança e teatro, além de ampliar o atendimento nas oficinas de tecelagem em lã de ovelha, cerâmica, pintura e marcenaria também são ações previstas no projeto.

No segundo e terceiro ano de auxílio governamental, há previsão de pequenas reformas no prédio da fundação. “A Fecampo tem 25 anos de atuação e se mantém com a ajuda da prefeitura, da comunidade e dos produtos que vende na loja de artesanato”, afirma Elisabeth Kestering, presidente da fundação. “Por isso a notícia da aprovação de nosso projeto nos deixa extremamente felizes e até ansiosos para ampliarmos nosso trabalho”, completa.

A diretora da Fecampo, Evelyn Ehlke, destaca que parte dos recursos será empregada na compra de material e equipamentos para as oficinas. “Os cursos que oferecemos são gratuitos e para as crianças e adolescentes ainda fornecemos lanche, portanto essa parceria com o Ministério da Cultura e com a Secretaria de Estado é muito bem-vinda”, comemora. A diretora  enfatizou o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Campo Alegre que avisou sobre a existência do edital e orientou na elaboração do projeto.

Conforme informações da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SOL), o convênio com os novos Pontos de Cultura será assinado em setembro. “Ainda vamos marcar uma reunião com os representantes das entidades para repassar orientações”, afirmou Sônia Massaneiro, responsável pelo programa em Santa Catarina.

As representantes da Fecampo, a secretária municipal de Cultura, Marília Maciel, e Elaine Munhoz, coordenadora de Cultura, reuniram-se com o prefeito Vilmar Grosskopf para explicar detalhes do projeto aprovado. “A Fecampo já desenvolve um trabalho exemplar e agora, como Ponto de Cultura, certamente vai multiplicar o alcance de suas ações em favor da comunidade”, observou Grosskopf.