Professores planejam Agenda 21

A educação ambiental em Campo Alegre ganhará novo impulso no segundo semestre e por isso os professores participam da elaboração da Agenda 21, com coordenação do biólogo Arlindo Costa. A capacitação tem 16 horas de duração e ocorre no Espaço Cultural. Costa mostrou aos professores que a educação ambiental deve ser promovida na prática e que as pequenas ações em favor do meio ambiente podem fazer grande diferença em favor da natureza.

Costa destacou efeitos do aquecimento global que já estão presentes no cotidiano até de cidades interioranas, como Campo Alegre. “As bruscas oscilações de temperatura durante o dia são um exemplo”, observou. O professor destacou a importância da escola como espaço de promoção de ações de proteção ao ambiente. “Toda escola precisa fazer o gerenciamento do seus próprios resíduos, já é um começo”, disse.

Para o biólogo a educação ambiental não pode ocorrer apenas por obrigação, mas por necessidade e prazer. “O aluno percebe quando o professor está ensinando só por dever e quando está ensinando com convicção”, afirmou. Assuntos como reciclagem e combate ao consumismo exagerado também fizeram parte da palestra. “Até no escritório ou numa reunião, se cada um trouxesse sua xícara de casa, quantos copos plásticos seriam dispensados?”, exemplificou.

A secretária municipal de Educação, Ângela Hübner, afirmou que é necessário estimular constantemente a participação da comunidade escolar em projetos ambientais e de relevância social, pois a escola deve cumprir seu papel de agente transformador da sociedade.