Agricultores preparam-se para cultivar uva e maçã

Quarenta e cinco agricultores de Campo Alegre participaram do curso de fruticultura “Instalação de Pomar”, sobre cultivo de uva e maçã. A ação integra o novo programa municipal de incentivo ao produtor rural. Entre os participantes do curso, aqueles que apresentarem pelo menos duas notas de produtor rural emitidas em 2008 e que tenham como principal atividade econômica a agropecuária, receberão mudas de parreiras e macieiras.

A instrutora do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) Darana Tramujas mostrou aos produtores  as vantagens e características de três variedades de uva: Concord, Bordô e Seibel, todas próprias para a produção de vinho e suco. “São mudas mais resistentes às doenças causadas por fungos e com alta produtividade”, explicou Darana.

Os futuros produtores de maçã conheceram melhor a variedade Castel Gala, desenvolvida com sucesso em Monte Castelo. “Essa macieira precisa de menos horas de frio e tem colheita antecipada em relação as outras variedades”, informou a instrutora.

No encerramento do curso, os participantes visitaram um parreiral e um pomar de maçãs, localizado em Tarumã, em Agudos do Sul-PR, na divisa com Campo Alegre. Com 6500 árvores, a plantação paranaense  serviu para que os produtores observassem de perto as corretas técnicas de manejo. “Quem vai trabalhar com cultivo orgânico, precisa ensacar as frutas para evitar o surgimento da mosca da maçã”, ensinou Darana.  As macieiras não devem produzir no primeiro ano e o produtor precisa separar os galhos das árvores com pedaços de taquara para garantir maior produtividade.

Jurandir França já tem um pequeno pomar na propriedade, mas pretende investir no cultivo das macieiras. “Eu só deixava a árvore produzir por conta, agora com tudo o que aprendi vou dar mais atenção ao pomar”, conta. “rês pés de maçãs com manejo correto podem render até 180 frutas”, afirma França.

Na localidade de Ximbuva, Ivanir da Cruz possui uma pequena plantação de árvores frutíferas. “Vou plantar macieiras dentro da técnica que aprendi, foi muito interessante o curso”, destacou.

O engenheiro agrônomo da prefeitura, Gilson Brunquell, afirma que, durante o Festival de Inverno, nos dias 23 e 24 de julho, o Sindicato Rural vai oferecer uma oficina sobre fruticultura para as pessoas interessadas em participar. As vagas serão limitadas.