Conselho define planejamento de melhorias nos postos de saúde

O Conselho Municipal de Saúde de Campo Alegre realizou a primeira reunião do ano, na tarde de sexta-feira. Houve a apresentação do balancete financeiro do Fundo Municipal de Saúde, de janeiro e fevereiro/2009. O  presidente do conselho, secretário de Saúde Deodato Hruschka, apresentou o cronograma de planejamento das melhorias a serem efetuadas através da viabilização de convênios com a Secretaria de Estado da Saúde e Ministério da Saúde. Pela programação, uma das prioridades é a ampliação da unidade sanitária de Bateias de Baixo, com a construção de sala para ambulatório, sala para expurgo, ala para vacina, depósito, banheiros, muro, aquisição de móveis, equipamentos e pintura geral.

O posto de Fragosos deve receber sala para expurgo, rampa para cadeirantes, reforma do piso, móveis, equipamentos e pintura geral. Em Bateias de Cima, as obras previstas são sala para consultório odontológico, sala para expurgo, almoxarifado, sala de vacina, móveis e equipamentos, construção de muro e pintura parcial.

Para o posto de saúde Central está prevista a aquisição de equipamentos para realização de pequenos procedimentos, equipamentos para instalação do Pronto Atendimento e execução de projeto para construção de área física para implantação desses serviços. A aquisição de um veículo para as equipes do PSF de Bateias de Cima e Bateias de Baixo ou locação, estudos para terceirização do transporte dos pacientes de Hemodiálise e a  renovação do convênio com o Hospital São Luiz também estiveram em pauta. Depois de discutidas, as propostas foram aprovadas por unanimidade.

Hruschka informou ainda que solicitou a inclusão, junto ao setor de  planejamento da Amunesc, da implantação de um Centro de Especialidades em Ortopedia no Hospital de Campo Alegre. O secretário também explicou a proposta de reforma administrativa na área da Saúde, com a criação de sete cargos de Supervisão, que seriam preenchidos exclusivamente por funcionários efetivos e dariam maior agilidade e eficiência às ações. “A proposta tinha como objetivo principal criar uma estrutura necessária para a mudança de Gestão do Município, mas infelizmente foi rejeitada na câmara”, observou.

Durante a reunião houve a apresentação do cronograma das atividades do Programa de Hipertensos e Diabéticos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, além de informações sobre cursos de capacitação já programados.

O presidente comunicou a doação de 12.000 seringas ao Hospital São Luiz  e informou que o município contratou  o primeiro odontólogo com carga horária de  40 horas, Cristiano Cardoso de Carvalho.  Aprovado em concurso público,  o odontólogo atende no PSF de Bateias de Cima e as localidades de Ribeirão do Meio, Ximbuva, Santana, Tijucume, Cubatão, Rodeio Grande  e Campinas.