Sítio Desiderata fornece produtos agroecológicos

Todos os dias a terra parece recompensar a produtora Sandra Farias pela dedicação ao cultivo orgânico de frutas e verduras. No Sítio Desiderata, localizado no interior de Campo Alegre, toda a produção é livre de agrotóxicos e de adubos químicos. O manejo agroecológico exige dedicação constante, mas o resultado compensa, pois os produtos orgânicos são cada vez mais procurados por quem deseja uma alimentação saudável.

O Desiderata já virou atração turística. Sandra recebe grupos de visitantes interessados na compra dos produtos e também estudantes que ganham uma verdadeira aula de agroecologia. Além das hortas e do pomar, a paisagem conta com um lago e muito verde que encanta os turistas. A propriedade é auto-sustentável e semanalmente fornece 45 sacolas de produtos orgânicos a clientes de Joinville. Conforme os produtos solicitados, o preço da sacola varia de R$ 35,00 a cerca de R$ 100,00. Pessoas de São Bento do Sul, Rio Negrinho e outras cidades da região também procuram o sítio para adquirir hortaliças, frutas e legumes totalmente livres de pesticidas.

No sítio, o visitante passeia pelo pomar onde encontra árvores carregadas de frutas. Nesta época, por exemplo, as macieiras exibem seus frutos vermelhos. A plantação de morangos também está  entre os espaços prediletos dos visitantes. “O segredo do morango é ir retirando as plantas mais novas que vão surgindo para liberar espaço para os pés mais antigos que crescem ainda mais fortes”, ensina Inês Piske, que trabalha no sítio. Ameixas, amoras, figos, nectarinas, uvas, entre outras frutas, também integram o pomar.

O parreiral divide espaço com a plantação de aipim. “Nunca fazemos monocultura e há rotatividade no aproveitamento do solo, por isso garantimos boa colheita sem precisar de pesticidas ou de adubo químico”, explica Sandra. As galinhas caipiras,  tratadas apenas com alimentação orgânica, fornecem adubo e ovos. Na horta se encontra desde as simples cebolinha verde e alface até alimentos mais exóticos como a alcachofra e a batata Yacon, que é doce e pode ser comida crua. “A cada 15 dias plantamos uma média de mil novas mudas”, conta Inês.

Os peixes do lago, carpas-capim e tilápias, também recebem exclusivamente alimentação orgânica.  Por enquanto a piscicultura ainda é para consumo próprio.

Gostosuras

A rotina do sítio é bem movimentada. É preciso acordar cedo para dar conta de todo serviço. Além dos produtos in natura, Sandra e Inês preparam conservas, geléias, doces de frutas, molhos e antepastos.

O Desiderata participa da Campo Alegre em Feira que ocorre sempre no segundo sábado do mês, no Calçadão da Cascatinha, em Campo Alegre. Das 9h às 14h, Sandra e outros produtores do município atendem os visitantes da feira.

O sítio integra uma rede ecológica e por isso alguns produtos do Desiderata vão para  o Rio de Janeiro. A propriedade ainda colabora com a formação de outros pequenos produtores rurais, pois a estrutura do sítio é utilizada pelo Senar e Sindicato Rural  para ministrar cursos. “Para este ano estão previstos oito cursos aqui”, conta Sandra.

Como chegar

O Sítio Desiderata localiza-se na Estrada Geral Bateias de Cima, Km 7, localidade de Saltinho. Antes de chegar ao posto da Polícia Rodoviária Estadual (sentido Campo Alegre-Joinville), pega-se à esquerda a estrada de terra ao lado do empreendimento turístico em construção onde há um grande girassol de madeira (final do Km 114 da SC 301). Segue-se reto até a encruzilhada Campinas/Saltinho onde se toma o caminho à esquerda. (Há placas do Desiderata e do Rancho das Cabras, vizinho ao sítio, que ajudam na localização). Segue-se reto até à entrada do sítio. Mais informações: (47) 9971-8531