Festa da Ovelha vai ampliar praça de alimentação

Os visitantes da 11ª Festa Estadual da Ovelha vão contar com  250 metros quadrados a mais de espaço na praça de alimentação. A medida visa a melhor atender o público que cresce a cada ano. Em 2008, segundo estimativa da Polícia Militar, cerca de 40 mil pessoas participaram do evento.

A festa ocorre nos dias 13, 14 e 15 de março, mas a comissão organizadora trabalha desde o ano passado nos preparativos. A primeira reunião de 2009 aconteceu na manhã de segunda-feira (12/1). O encontro definiu o tema do desfile alusivo ao aniversário do município: “A ovinocultura e sua história”. A associação Mãos do Campo vai comercializar as camisetas da festa que também estarão à venda no Posto de Informações Turísticas.

Na Festa da Ovelha, entidades sem fins lucrativos vendem artesanato e  alimentos. A inscrição para os expositores de animais é gratuita e pode ser feita até cinco dias antes da abertura do evento. Segundo informações do Núcleo dos Ovinocultores, parceiro da prefeitura na realização da festa, a exposição de ovinos reúne uma média de 100 a 150 animais.

A previsão da comissão organizadora é abater cerca de 200 ovelhas para garantir o prato principal da festa. No ano passado foram 140 animais. Oitenta por cento das ovelhas destinadas ao abate já estão em confinamento, fornecidas por 15 criadores locais. Realizada no Calçadão da Cascatinha, bem no centro da cidade, a festa tem entrada franca.