Campo Alegre celebra o Dia Nacional do Turísmo
No dia 2 de março comemora-se o Dia Nacional do Turismo, uma atividade em expansão que, se explorada corretamente, pode trazer desenvolvimento, gerar empregos e movimentar riquezas para o país.
Campo Alegre está entre os municípios catarinenses beneficiados pela atividade turística. A crescente demanda de visitantes para a cidade consolida o “Paraíso da Serra” como forte destino turístico, tendo grande movimento em todas as épocas do ano, tanto no inverno como no verão.
Sua diversidade de atrativos turísticos encanta a todos que visitam a região. A cidade é repleta de cachoeiras como o Salto do Engenho, ideal para um banho refrescante no verão. E se o que motiva é o resgate às tradições, um passeio no interior da cidade é o local perfeito para saborear pratos típicos, cavalgar dentre a natureza e conhecer os costumes de um povo acolhedor e hospitaleiro. Além destas particularidades, a cidade ainda reserva uma magnífica obra da natureza, os Campos do Quiriri, um sem fim de montanhas a 1.500 metros de altura onde a beleza e a paz reinam de mãos dadas, e parece que até o tempo parou para admirar a paisagem.
E para eternizar as grandes belezas de Campo Alegre, surge o artesanato, onde materiais da terra se unem nas mãos de talentosos artesões para contemplar ainda mais as maravilhas que esta cidade possui.
Nos últimos anos, novas iniciativas fizeram o turismo alavancar na cidade. Foram criados diversos atrativos, como o “Circuito de Turismo Rural Caminho da Amizade”, o qual reuniu propriedades rurais dispostas a abrir suas portas ao visitante e oferecer o que há de bom na vida do campo.
Em relação aos eventos, hoje se pode afirmar que Campo Alegre está se desenvolvendo neste segmento. A tradicional “Festa Estadual da Ovelha”, que em 2007 reuniu aproximadamente 35 mil pessoas de acordo com a polícia militar, contribuiu para que a cidade recebesse recentemente o título de “Capital Estadual da Ovelha”. E com a expansão desta festa, veio também a idéia de criar um evento que envolva a comunidade e crie oportunidades de lazer e aprendizagem a todas as idades. Desta idéia surgiu o “Festival de Inverno”, o qual contabilizou um público de aproximadamente 550 pessoas somente nas oficinas da última edição.
Além destes eventos, há também o “Campo Alegre em Feira”, uma feira realizada mensalmente, em que reúne produtores rurais, artesãos, crianças, leitores, comunidade e visitantes no Calçadão em torno de um evento que celebra a cultura, a culinária e as tradições campo-alegrenses.
E se é para a cidade ficar ainda mais bela, os esforços são incontáveis. Na rodovia SC 301 está sendo construído o Pórtico Turístico, uma obra para encantar os visitantes que chegam à cidade ao subir a Serra Dona Francisca.
E para comemorar o Dia Nacional do Turismo, serão desenvolvidas atividades com as escolas municipais de Campo Alegre, a fim de instigar as crianças a pensarem sobre a importância da atividade turística para a cidade. Estas atividades serão expostas a comunidade e visitantes durante a 10ª Festa Estadual da Ovelha, nos dias 15 e 16 de março de 2008, no Casarão das Artes.