Disciplina de turismo já faz parte da grade curricular em Campo Alegre

Aconteceu ontem, dia 31, na Escola Paulo Fuckner, em Bateias de Cima, a cerimonia para oficializar a implantação da disciplina de Turismo, que acontece no município desde o início do ano. “A disciplina foi iniciada em fase de teste, em fevereiro deste ano, mas agora, com resultados positivos, apresentados durante a mostra, ela foi concretizada na rede pública, do berçário ao quinto ano”, revela a coordenadora do ensino fundamental e uma das idealizadoras do projeto, Maira Tarragô. Para a secretária de educação, Leda Odia, a disciplina vem de encontro com o desenvolvimento do município e, sobretudo, com a valorização do trabalhador do campo, como fator essencial nesse setor. “Estou muito feliz com o resultado dessa semente que plantamos desde o início do ano letivo, ainda sem muitas certezas do que estaria por vir”, conta Leda. “Sem dúvida a escola do futuro será essa que agrega interdisciplinaridade e aulas práticas”, completa a secretaria, mostrando que Campo Alegre estáa frente de seu tempo quando o assunto é educação. O prefeito municipal, Rubens Blaszkowski, também esteve presente na cerimônia.
Ainda, no mesmo momento, foram oficializadas as oficinas do recriança, com mais de 800 vagas no contraturno das escolas. Entre as oficinas são ofertadas aulas de esporte, dança e música, além de outras atividades desenvolvidas nas escolas. Segue em anexo o cronograma das oficinas.

Saiba mais sobre a Disciplina de Turismo em Campo Alegre

A indústria do turismo é uma das que mais cresce no mundo. E, dentro dela, o Brasil continua sendo um dos destinos mais procurados e com maiores potencialidades a desenvolver este segmento. Por isso é grande a necessidade de pessoas com conhecimento, informações e capacitações profissionais capazes de transformar em bons negócios as riquezas naturais, produtos, serviços e a variedade de atrações encontradas no país.

A inserção da disciplina de Turismo na Matriz Curricular da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Campo Alegre – SC, visa iniciar na comunidade escolar uma educação voltada para o setor com a finalidade de conceituar a educação turística, sustentável e cidadã com base nas publicações referentes a esta área. Esta prática pretende dar especial atenção ao ensino do turismo no âmbito da Escola Básica –Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, identificando o turismo como nova área de conhecimento. Com duas aulas semanais, ministrada por um pedagogo com carga horária de 20 a 40 horas para o Infantil e as séries iniciais, e nos anos finais será inserido posteriormente como tema transversal.

Com foco nas necessidades sociais, culturais e econômicas, a disciplina desenvolverá os conceitos do turismo sustentável, com destaque aos aspectos socioambientais, culturais e cidadãos das atividades pedagógicas. Ao estudar os impactos sociais, econômicos, culturais e ambientais e como eles influenciam no turismo, bem como as atitudes em cada uma das relações inter e intrapessoais na comunidade.