MÚSICA NA ESCOLA: UMA EMOÇÃO EM CADA NOTA

 

Desde o ano de 2015, a Escola Municipal de Educação Básica Maria José Duarte da Silva Bernardes, de Campo Alegre, desenvolve o Projeto Música na Escola com aulas de violino, no contraturno escolar,por meio do método Suzuki de aprendizado musical. Atualmente, o projeto atende 30 alunos regularmente matriculados na instituição, com aulas de música, aliando a teoria musical ao contato com o violino. Cada criança, recebeu do projeto seu próprio instrumento musical, a fim de proporcionar maior eficiência no estudo da música.

A história da música e da humanidade sempre estiveram intimamente ligadas. Desde o princípio, o homem é som, e essa relação estabelecida ao longo da evolução, faz com que todos compreendam melhor a importância da música para a vida. Desta forma, percebe-se também a necessidade da educação musical em suas diversas possibilidades, para a melhora da comunicação e compreensão entre as pessoas, além do aprimoramento do raciocínio lógico. Entre as vantagens desse contato precoce com a música estão os desenvolvimentos cognitivo e motor, aquisição de habilidade rítmica, educação da sensibilidade da audição musical e a integração lúdica. Além de despertar bem cedo o gosto pela música e proporcionar todos esses benefícios, a ação estimula o surgimento de futuros talentos musicais. 

O “Método Suzuki” de educação musical através do violino, é muito utilizado no mundo, e foi criado em 1945, pelo violinista Shinichi Suzuki. Num Japão devastado pela II Guerra Mundial, o músico começa a observar a relação das crianças órfãs de pais com suas mães e foca no aprendizado através da repetição e do cuidado. Com base nisso, cria um método de música que chama de “língua-mãe”, onde o aluno aprende através da audição, repetição, leitura musical e muito amor e dedicação.  Este método se espalhou pelo mundo e hoje é visto como um grande facilitador do ensino musical. Utilizado, inclusive, com os alunos da Maria José.

O projeto segue neste ano de 2016, e agrega,a cada ano, mais alunos. Com as aulas, a escola reforça a importância da música para o desenvolvimento humano, proporcionando, assim, uma maior interação com esse mundo maravilhoso, cheio de mistérios a desvendar.