Campanha do Outubro Rosa teve menos procura esse ano

A Secretaria Municipal de Saúde avaliou como positivo o resultado da Campanha Municipal de Enfrentamento do Câncer de Mama, realizada no mês de outubro pela Prefeitura de Campo Alegre. Foram desenvolvidas diversas atividades com o intuito de conscientizar a população, em especial, as mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos, sobre a necessidade da realização de mamografias e a divulgação de informações sobre a importância da prevenção da doença.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Carolina Telma, as mulheres campoalegrenses tem acesso ao preventivo nos postos de saúde, mas esse mês de outubro também foram disponibilizados atendimentos nos sábados em todas as unidades de saúde do município. “Não há demanda reprimida na marcação destes exames, que já existem na nossa política de saúde da mulher. O aumento das marcações atestam que os resultados dos trabalhos de mobilização que foram realizados alcançaram a população”.

Além da tradicional iluminação especial dos principais prédios públicos, e as múltiplas ações de conscientização desenvolvidas para o período da campanha, várias unidades de saúde também receberam decoração especial (toda em rosa), por iniciativa dos próprios servidores que realizaram um trabalho especial nas salas de espera, onde enfermeiros e outros profissionais promoviam a conscientização das pessoas que aguardavam por atendimento.

Deisi Amorin, diretora de saúde, creditou aos trabalhadores da saúde a eficácia das ações realizadas na campanha. “O resultado deste ano foi inferior ao do ano passado, mas mesmo assim atingimos um bom número de atendimentos, somando, ao todo, 199 mulheres atendidas”, disse. Entre as 199 mulheres que buscaram atendimento 43 mulheres eram de Bateias de Cima, 36 de Bateias de Baixo, 41 de Fragosos, 79 da região Central.

Deisi ainda assinalou que o desafio agora é manter essa conscientização, tanto dos servidores quanto da população, para além do período da campanha. “É preciso continuar com esses trabalhos, que passam pela adequação do fluxo de atendimento, a marcação de consultas, dentre outras práticas”.