Santa Catarina confirma participação de 204 cidades no Dia do Desafio e Campo Alegre também vai se mexer

O Sesc/SC vai mobilizar 70% dos municípios catarinenses na 21ª edição do Dia do Desafio: 18 cidades a mais em relação ao ano passado. A Instituição registrou a participação de 204 cidades no evento, que acontece em 27 de maio. Com o tema “Você se mexe e o mundo mexe junto”, pessoas de todo o continente americano se reunirão para um dia em prol da prática de exercícios físicos. O evento incentiva a participação do público promovendo uma competição saudável entre municípios. Ganha aquele que conseguir mobilizar o maior percentual de sua população.

O evento conta com uma programação variada com a participação das áreas de atuação do Sesc e com foco na oferta de atividades físicas ou esportivas diversas, na integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário. “Nos municípios de Santa Catarina, pretende-se propagar boas práticas relacionadas à melhoria da qualidade de vida da população e criar um movimento de redes comunitárias, envolvendo poderes públicos, instituições privadas, terceiro setor e cidadãos construindo parcerias para mobilizar os participantes da sua cidade, objetivando a multiplicação de ações e o desenvolvimento das comunidades”, afirma Giseli Mara Schena, coordenadora de Assistência do Sesc em Santa Catarina.

O Dia do Desafio é promovido mundialmente pela TAFISA (The Association dos International Sport for All), e no Brasil é coordenado pelo Sesc/SP e organizado pelos departamentos regionais do Sesc em todo o país, em parceria com prefeituras municipais e diversos agentes mobilizadores locais. O movimento teve origem no Canadá, em 1983, quando, durante um rigoroso inverno, o prefeito de uma cidade convocou os moradores a saírem de suas casas em um determinado dia e horário para dar a volta em torno do quarteirão. A ideia teve sequência e começou a ser praticada anualmente em cada vez maior número de cidades. No Brasil, começou a ser realizada pelo Sesc/SP em 1995 (e em Santa Catarina em 1997 com envolvimento de três cidades).

A cidade de Campo Alegre já venceu as disputas por dois anos consecutivos e neste ano vai competir com o município de Cerqueira César, São Paulo. Seguem os horários para todos se mobilizarem:

HORÁRIO DA MANHÃ:

CALÇADÃO DA CASCATINHA – CENTRO:  ÀS 08:00 HS

ESCOLA JERONIMO PACHECO – FRAGOSOS: ÀS 08:45HS

COLEGIO ARGEMIRO GONÇALVES – BATEIAS DE BAIXO: ÀS 10:30 HS

ESCOLA PAULO FUNCKER – BATEIAS DE CIMA: ÀS 11:00 HS

HORÁRIO DA TARDE:

CALÇADÃO DA CASCATINHA – CENTRO:  ÀS 13:10 HS

ESCOLA JERONIMO PACHECO – FRAGOSOS: À14:00HS.

COLEGIO ARGEMIRO GONÇALVES – BATEIAS DE BAIXO: ÀS 15:00 HS

ESCOLA PAULO FUNCKER – BATEIAS DE CIMA: À16:00 HS