Merenda escolar em Campo Alegre

 

“O ano de 2015 começou com novidades na merenda escolar, além de um cardápio  balanceado, adequado e dentro das normas nacionais que regem o Programa nacional de Alimentação Escolar, o que já era feito em anos anteriores, estamos introduzindo novos alimentos saudáveis e nutritivos”, explica a nutricionista da Prefeitura Municipal de Campo Alegre, Alessandra Valentim. 

“Adquirimos na agricultura familiar, morangos orgânicos, e estes estão sendo 

entregues em todas as escolas, conforme cronograma, respeitando a produção local”, conclui. 

O morango é uma das grandes novidades da merenda escolar e também da produção local. Seu cultivo cresce todos os anos no município e de acordo com a nutricionista o trabalho de inserção da fruta vermelha no cardápio já iniciou e foi aprovado pelas crianças. Uma forma de valorizar a produção local e familiar, e melhorar a refeição dos alunos. “Ele é servido in natura, preservando todo seu valor nutricional e não estimulando o uso indiscriminado do açúcar” conta Alessandra. 

Também na linha dos produtos orgânicos, a merenda escolar municipal passou a adotar esta semana a primeira entrega do suco integral orgânico de uva. O suco é comprado em garrafas de um litro, produzidos pela vinícula  Garibaldi do Rio Grande do Sul, é um produto de altíssima qualidade, que será servido aos alunos apenas diluído, sem adição de açúcar, conservando todo seu potencial de produto saudável. 

“Apostamos também na diversificação das frutas”, reforça a nutricionista. Acostumados a ver banana, laranja, maçã e mamão, os alunos foram surpreendidos com melancia, abacaxi, abacate, manga. “As frutas tradicionais continuam a fazer parte dos lanches mais corriqueiramente, mas a novidade animou o aluno”, revela a secretária de Educação, Leda Odia. “A receptividade e aceitação esta sendo bastante positiva”, finaliza. Desta forma, todos os launos da rede municipal de ensino tem acesso a uma merenda escolar enriquecida, fornecendo ao educando todos os nutrientes que esse precisa para desenvolver-se física e mentalmente.